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Carreira em Transição: Como não perder o meu emprego Parte 1

Consultor ERP: Se você quer mudar para essa carreira e não sabe isso, vai fracassar

Implantação de Sistemas ERP e as maiores dificuldades do Consultor ERP

Ser Consultor ERP é uma profissão que exige muito do profissional

Chamo a sua atenção para te mostrar além das qualidades e o perfil ideal se você está iniciando ou se já atua na área e quer melhorar, mas em que muitos consultores se “atrapalham” na hora de entregarem seus serviços e te pedir: não faça isso!

O Consultor ERP Nota 1000 é aquele une o conhecimento e o trabalho, tornando a vida dos usuários de ERP mais leve! Em torno de 60% dos clientes ERP, utilizam apenas 30% dos recursos do software.

A que se deve isso?

Consultor ERP: Se o cliente usa controles paralelos, a culpa é sua

Se o cliente tem muitas planilhas em lugar de uso do sistema, a culpa usualmente é mais do analista do que dos usuários. 

A falta treinamento, somada à falta de confiança no sistema, expectativas em relação ao uso e aderência dos processos na empresa em que ele está e comparações com a que estava e tudo funcionava….

Sempre falo isso nos meus treinamentos: além de um agente de mudanças, você deve se empenhar para que esses controles sejam reduzidos ao máximo.

Conheça o CHA do Consultor de Implantação Nota 1000

SYSTIMA-EDUCACAO_-O-CHA-do-Consultor-Nota-1000

CHA do Consultor Nota 1000: Conjunto de Competências, Habilidades e Atitudes que, como já disseram, pertence a um colaborador comum. À primeira vista. Mas vai além.

Como ser um Consultor ERP – esse artigo vai quebrar conceitos e pré-conceitos a respeito dessa carreira concorrida e desafiadora. 

Consultor ERP Nota 1000 e é quem dá completa assistência para que o ERP seja no cliente, o ERP definitivo:

Criar dependência do Usuário
Promover o eficiente do sistema ERP e sem dependência desnecessária da consultoria e do suporte. Ex.: Se 80% das falhas do uso decorrem de cadastros, cria uma conversa de facilitação do tema com a participação dos stakeholders para um plano de curto, médio e longo prazos para solucionar este item.
Atualização "full" do Sistema
Não atualiza o sistema no quesito aderência aos processos da empresa. São dois tipos de atualização a cada release/versão: técnica e de processos. A usabilidade depende dessa última.
Clique aqui
Faz Customizações "desnecessárias"
Não deixar o ERP do cliente mais próximo possível do padrão... Esse tema é o óbvio: o sistema é customizado para atender ao específico; se já tem recurso no ERP que cumpre os requisitos, então por que customizar???
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Não se aperfeiçoa
Saber ERP e linguagem de programação já são "co modities" no território das consultorias. Eleve seu padrão -ferramentas que complementam o ERP: BI, SCM, na medida do cliente.
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O Cliente não é horas a faturar, mas valores a entregar

1 – Parcerias fortalecidas, porque ninguém sabe tudo, pois são vários provedores de ferramentas complementares;

2 – Credibilidade e Clientes mais satisfeitos;

3 – Projetos de implantação bem-sucedidos;

4 – Clientes utilizando plenamente os recursos do sistema ERP, de acordo com os processos dele (nesse vídeo, você tem a apresentação de uma das turmas de #FormaçãodeConsultorERP):

O Consultor ERP nota 1000 - A Consultoria que melhora a empresa do cliente na medida certa

Arnaldo era consultor experiente e foi prospectar uma empresa especializada em fornecer serviços de informações de crédito a empresas.
O faturamento vinha 100% de ligações ao setor comercial, que registrava as ligações no CRM e fornecia as informações das consultas efetuadas. A precificação era por CNPJ ou CPF consultado, no valor de R$ 20,00 cada.

Normalmente as ligações demoravam em torno de 10 minutos. Muito para um ambiente de call center, pois alguns clientes faziam consultas de vários nomes por vez.

Eram 15 atendentes na operação e o faturamento era lançado numa planilha para que se fizesse a NF do serviço e o faturamento aos clientes. O CRM não tinha como gerar automaticamente as informações ao Faturamento, de maneira automática.
Havia alguns erros que causavam prejuízos à empresa: cobrar uma consulta de um cliente que não a solicitou. Às vezes, passavam horas buscando os registros de quem solicitou a consulta daquele CNPJ. Além do estressante trabalho de atendimento, havia no SAC muita reclamação a respeito dessas cobranças indevidas.

Consultor ERP | Não fazer o Levantamento completo de informações

Implantação de Sistemas ERP: Como ser um Consultor ERP, define regras para gerar mais economia com mão de obra e eliminação de erros de cobrança, uso de tecnologias complementares, requisitos, etc.

A melhoria do atendimento foi significativa, assim como a redução de gastos com a folha.

Arnaldo não efetuou o levantamento completo. Não sabia ainda que sistema iria indicar, haja visto que a sua consultoria naquela fase não ofertava sistemas – tão somente levantava os processos do cliente, porém desconsiderou dois pontos:

1 – Dois colaboradores eram parentes do proprietário da empresa

2 – O investimento da empresa para a construção desse site era muito elevado para a situação financeira atual.

Como solução para os problemas do faturamento, Arnaldo deu a ideia de uma plataforma de consulta online. Logado no sistema, o cliente compra  as consultas que precisa. O faturamento, automático, no ERP de vendas.

Consultor ERP | Não conhece o fluxo do sistema

Passando pelo CRM só para o registro do atendimento, que ficava com o status de online – ou seja, originado na plataforma. Deste modo, seriam geradas todas as informações ao ERP de Vendas e Financeiro. Jamais seria feita uma cobrança errada, eliminando definitivamente esse problema.

Nesse caso, o site gera um pedido de venda no ERP desbloqueado, pois o cliente do cliente já pagou… Mas Arnaldo “esqueceu ” esse detalhe.

O quadro de atendentes ficou reduzido a 05 em apenas 06 meses da implantação desse recurso. Tudo estava integrado por meio de bancos de dados e o ERP/CRM que possuía todas as soluções de forma integrada.
A plataforma também permitia compra de créditos para uso posterior, como uma conta corrente. Para a empresa em si, alguma coisa na área contábil e fiscal alterava, pois o cliente pagava antes de utilizar. Mas nada complexo.

Quais as qualidades do Consultor Nota 1000

1 – Ele sabe tratar os usuários com simpatia e empatia

2 – Conhece regras de negocio

3 – É pontual com os horários e nas entregas do projeto

4 – É criterioso com a documentação de customizações – faz e as entrega ao cliente

5 – Trabalha muito bem em equipe e possui por natureza, características de liderança.

6 – É proativo – antecipa-se a problemas, falhas e percebe oportunidades: neste caso, sugeriu o desenvolvimento da plataforma

7 – É ético e honesto – sabe ver nos controles paralelos e nas especificidades do cliente, formas de implementar o sistema no padrão, sugerindo novos módulos ou criação de relatórios

8 – Sabe que ao participar de uma atualização de versão, sugere um mapeamento de aderência em face às novas funcionalidades do software para ir tornando o sistema cada vez mais próximo do padrão.

9 – Sabe reconhecer no seu cliente, nova oportunidade de aprendizado e de agregar valor, única e exclusivamente aplicando seu talento técnico, seu conhecimento e sua “profissionalidade.”

10- Não quer customizar o sistema, sem que haja real necessidade.

11 – Documenta todas as fases do projeto de implantação, inclusive as customizações e os fontes.

SYSTIMA EDUCACAO - Top Ferramentas do Consultor Como Visitar a um Cliente
SYSTIMA EDUCACAO - Top Ferramentas do Consultor Como Visitar a um Cliente

É um consultor visionário e que sabe melhorar a qualidade de vida dos usuários e valoriza cada um, sem mimá-los. Para complementar esta leitura e você ver se os desafios de se tornar o Consultor ERP Nota 1000 vai de encontro aos teus anseios e ideais.

Para ser um consultor assim e gerenciar a própria agenda, faça o curso Academia ERP Essencial.

Em próximos artigos, vamos falar sobre aceitar ou não trabalhar no cliente da consultoria.

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