Ser Consultor - É só a respeito dos Ajustes no Sistema?
Você está hospedado num hotel que na recepção faz você declarar informações a respeito da COVID-19 e se sente constrangido; esse hotel tem dois controles só para as entradas das pessoas para o café da manhã, em papel, onde um deles aparentemente foi feito em planilha.
Por que dois controles? Você observa: quando o responsável pelo serviço não está, os hóspedes deveriam preencher o formulário à caneta. Mas constata que famílias entram sem esse controle.
Além de ponto de contato inadequado por causa da pandemia, os dois controles se mostram ineficientes.
Essa questão traz em especial a leitura de que o consultor, profissional sendo da área de tecnologia, devemos olhar essa situação com o devido respeito a quem criou tais procedimentos e que principalmente, quem é consultor de negócios e sistemas, é um profissional a serviço de tornar a vida dos usuários de sistema, mais LEVE.
E então, Consultor, atuando nesse projeto, o que você faz?
Essa questão traz em especial a leitura de que o consultor, profissional sendo da área de tecnologia, devemos olhar essa situação com o devido respeito a quem criou tais procedimentos e que principalmente, quem é consultor de negócios e sistemas, é um profissional a serviço de tornar a vida dos usuários de sistema, mais LEVE.
É responsabilidade do Consultor garantir que a empresa-cliente possa ter em seus colaboradores, profissionais que utilizem o sistema como ferramenta para a eficiência do seu trabalho e que este trabalhe para o usuário e não situações em que justamente o oposto acontece.
Bora trabalhar?
Hoje nós vamos falar sobre um consultor mais “estratégico” para o cliente. Aquele que contribui na automatização dos processos, mas com olhos abertos tanto em eliminar controles paralelos e, ajudar o cliente a obter mais competitividade, considerando indicadores de performance, uso de dados e criatividade, recursos acoplados ao ERP, etc. Afinal? Ameaças ou oportunidades na carreira de Consultor ERP?
Ser Consultor: Enquanto Consultor de Negócios de Sistemas e agente de mudanças, você deve perceber/captar/identificar:
1 – Quanto e o que é desperdiçado?
2 – Por que esses controles ainda são manuais? E por que não utilizam formulários online, um controle informatizado, ou similar e que poderia estar integrado a uma solução de sistemas de gestão ERP?
3 – Qual o motivo de vários controles?
4 – O que os leva a terem controles paralelos?
Ser Consultor: Sabe identificar possibilidades de implementar novos conceitos
Conceitos esses que agilizem e melhorem a experiência do cliente do cliente e como a empresa (o cliente) pode melhorar resultados ao implementar um ou mais dos itens abaixo:
a) Usar um aplicativo com QR Code para diversos controles, tais como check-in e check-out, controles da hospedagem, acesso aos elevadores, quartos e demais dependências do hotel, tudo isso interligado, eliminando controles paralelos.
b) Se dados são o “novo petróleo”, com esses instantaneamente coletados, a agilidade para decisões e acerca do comportamento dos hóspedes, consumos e, sendo esses dados valiosos sobre o hóspede e sua experiência.
c) Ao serem coletadas instantaneamente, diversas estatísticas podem ser obtidas.
e) Redução de tempos e despesas
f) Tratamento devido aos dados sensíveis, atendendo à LGPD
Ser Consultor: "Mais além" é observar sob os aspectos não somente de redução de tempo e custos
Já tão “batido”, mas percepção e propostas dos benefícios e oportunidades para a empresa ganhar competitividade e os benefícios que podem ser obtidos com a experiência do cliente do cliente
Para alinhamento, o que a empresa, no caso o hotel, está perdendo:
1 – Integrar esses registros ao sistema de gestão ERP dados para decisões operacionais: decisões mais inteligentes de compras, otimizar a contratação de serviços
2 – Tempo que hoje se leva para obter consolidar as informações que foram coletadas manualmente nos diversos controles paralelos.
3 – Mal aproveitamento de mão-de-obra, devido à falta das informações atualizadas em tempo real.
4 – Colaboradores ociosos ou executando atividades irrelevantes, trabalho desvalorizado e provavelmente sem sentido para quem o executa.
5 – Vamos deduzir que com as solicitações de compras, “pulam” as cotações e, no recebimento, é registrada as compras para o café do dia seguinte. Natural, porém deixam de efetuar cotações e obter melhores preços no ato da compra e, possivelmente essa prática exista, porém em mais uma etapa de trabalho, se também não estiver automatizada por alguma aplicação, job, ou serviços web.
Ser Consultor: Avaliamos aspectos apenas operacionais?
Quanta coleta de dados relevantes são perdidos, ou dependem da ação humana, fora do tempo real e que pode conter erros?
1 – Dados comportamentais e agrupados por gênero, idade, etc., que poderiam garantir alimentos ainda mais frescos e ainda mais adequados ao perfil de cada hóspede, de grupos, etc.
2 – Desperdício podendo ocorrer, já que encontramos determinados alimentos e se observa que não são tocados, mas não podem ser aproveitados.
3 – Não fazer uma pesquisa prévia com o hóspede a respeito de preferências, novamente evitando desperdício e a possibilidade de tomar decisões operacionais e estratégicas mais assertivas, além de diferencial.
4 – Uso de dispositivos acoplados às geladeiras e armazéns, conectados à internet e portanto, gerando informações ao ERP também para decisões operacionais e estratégicas.
O que é Ser Consultor: A esse aspecto, o "ser Consultor"
a) Identifica as oportunidades de implementação de rotinas existentes no ERP, com API´s, pontos de entrada, webservices e apps.
b) Identifica indicadores e métricas que podem ser obtidas pelo próprio ERP, ou ferramentas como Power BI.
c) Identifica questões operacionais que podem ser implementadas no ERP para a garantia da aderência de necessidades/oportunidades “escondidas”.
E você, que exemplos práticos você me ajuda a encontrar e que estejam presentes nos sistemas de gestão, em ferramentas adicionais como Power BI, ou IoT?
Ser Consultor: Ao prestar consultoria, temos responsabilidades importantes como
- Redução de atrito: melhorar a experiência do cliente e de seus colaboradores, garantindo que as suas atividades lhes tragam mais propósito e, portanto, motivação
- Redução de pontos de contato
- Ampliar a aderência de procedimentos, atividades e tarefas ao ERP, ou dos RPA, aumentando a usabilidade (ERP´s são utilizados em no máximo 30% de seus recursos) e reduzindo controles paralelos, buscando inclusive, uma TI mais Verde
- Inovação
- Sustentabilidade e Boas Práticas Ambientais
Ser Consultor: Criatividade e dados, indicadores e métricas - Mais gestão do cliente, através do uso eficiente do ERP
Por fim, para identificar tudo isso, é recomendável o uso de ferramentas:
- SWOT, como definição de as is/to be, que garante um mapeamento genérico ou aprofundado, dependendo do foco a analisar.
- Vale ressaltar que a SWOT você pode fazer em cada departamento do seu cliente, ou no tratamento de um tema específico.
- Fazer uso desse mapa com o usuário e a TI da empresa, no momento certo, lembrando de reportar ao seu coordenador, caso você não atue de modo independente.
2 – Canvas do modelo de negócio: para um usuário chave, é uma situação bem desagradável ter que explicar repetir tudo o que a empresa faz e que um consultor deveria saber na visita ao cliente, por exemplo, quando ele vai substituir um consultor – pense quanto tempo você poupa de um usuário só com esse mapa.
4 – Por último, o mapa de empatia é um dos mais importantes: complementar ao mapeamento dos stakeholders, o mapa de empatia aproxima muito mais o diálogo de um usuário com você, mitigando “falas” desnecessárias, contribuindo com informações para apontamento aos coordenadores e líderes de projeto.
Salientando: você deve ser um agente de mudanças, levando em consideração mais do que redução de tempos ou custos, mas levando em conta a experiência de um hóspede, paciente, aluno, cliente, usuário, etc. O cliente do cliente, conta.
Quais são as possibilidades de otimização dos processos e das estratégias nos projetos não unicamente do ponto de vista dos sistemas, mas das soluções que podem ser acopladas a estes. Saiba mais.
Concluindo:
Além dos pilares do Ser Consultor e que se conjugam ao Consultor Nota1000, aquele que “sai de um oceano vermelho” promove mais usabilidade dos recursos do sistema, alinhados com a ajuda ao cliente e seus usuários de melhores práticas. Alinhadas com ESG.
Construa seu conhecimento em torno do que desejar: dados e BI, desenvolvimento de soluções acopladas ao ERP como e-commerce, customizações e tudo o mais o que você perceber importante para o diferencial na sua carreira.
Atualizações menos complexas nos sistemas, parametrizações, em breve os usuários terão que fazer. E você?
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Das habilidades e competências indispensáveis para atuar como Consultor de Implantação de Sistemas, você pode utilizar as ferramentas abaixo:
Tem alguma ideia a mais para compartilhar aqui? Deixe nos comentários que você pode ajudar a mais pessoas.
O que faz o Consultor de Implantação de Sistemas de Gestão ERP?
Quais indicadores de performance reunir para tudo isso?
Esse é assunto de outro artigo! Até lá!
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