Pular para o conteúdo
EnglishPortugueseSpanish
SYSTIMA EDUCACAO - BlogPost Importancia do RH

Carreira | Qual a importância do RH dentro de uma organização e o que eu Ganho com isso?

O RH dentro de uma organização garante assistência profissional, efetuando análise de desempenho e acompanhando a sua evolução profissional?

Você recorre ao RH para pedir orientação acerca da sua trajetória profissional na empresa?

Quando você tem aquele desejo de evoluir profissionalmente, você sabe que pode contar com o RH?

E se não puder contar com o RH, como você vai protagonizar a sua carreira e concretizar as mudanças necessárias para o seu progresso profissional?

RH: carreiras em franca evolução e setor promissor, abrindo ramificações:

RH dentro de uma organização
RH dentro de uma organização

A gente pretende levar diversas ideias aqui que te inspirem a evoluir na sua carreira, com o RH!

Se você chegou até aqui é porque esse nosso bate-papo já te fez pensar!

A importância do RH dentro de uma organização vai muito além das tarefas operacionais.


Pois, ter o setor de Recursos Humanos bem consolidado comunica uma mensagem de organização aos colaboradores.


Além disso, tal perspectiva funciona como um incentivo para os grandes talentos considerarem a sua permanência nesta ou naquela organização.

Quer saber mais sobre a importância do RH para a sua empresa e o quanto você poderá ganhar com isso? Então, acompanhe conosco.
Quer saber mais sobre a importância do RH para a sua empresa e o quanto você poderá ganhar com isso? Então, acompanhe conosco.

Qual a Função do RH dentro de uma organização?

O setor do RH estabelecido no interior de uma empresa tem a função de apresentar soluções assertivas para a formação de um quadro pessoal qualificado.

Essas soluções envolvem diversas etapas que necessitam do acompanhamento de um profissional capacitado e preparado para lidar com o capital humano da empresa.

Portanto, é um elemento qualitativo que pode tornar a marca institucional mais forte e competitiva no mercado.

Investir no setor do RH é uma iniciativa assertiva que é revertida em ganhos capitais para toda empresa que assim a considerar.

Há quem chame RH 4.0, Setor de Gestão de Gente, mas o fato é que muito mais do que pagamento de salários, além das divisões de áreas, ou diferentes funções aos gestores e líderes da área para empresas de menor porte.

O RH é um dos setores mais estratégicos da organização, haja vista que a maior parte dos processos é regida por tecnologia.

Parece uma controvérsia, só que não!

Exatamente por conta da tecnologia por trás dos processos, o tamanho do desafio do RH não só na contratação dos profissionais de TI, mas em todas as áreas tem tomado proporções em complexidade e, como não poderia deixar de ser, em oportunidades para quem?

Quais os seus objetivos profissionais?
Se você tem um plano para desenvolver a sua carreira no RH, qual a sua impressão da imagem a seguir?

Quem se capacita, especializa, estuda continuamente e, em especial, busca por novos conhecimentos.

Parece cliché? E é: em todas as áreas estão acontecendo mudanças, por conta das automatizações, do cenário atual.

As empresas já entenderam que investir em inovações tecnológicas se torna a cada dia, uma questão de sobrevivência para qualquer empresa. 

Só falta você lembrar de que as rotinas repetitivas serão automatizadas por robôs e inteligência artificial. 

A importância da tecnologia no setor do RH

Automatizar uma rotina com um robô? 

E se for você a fazer isso na empresa, ao invés de um consultor?

Se você possui uma empresa com um quadro de funcionários já deve ter concluído que esse fator demanda uma série de providências burocráticas e complexas.

Ao lidar com grandes volumes de dados e tarefas requer algumas medidas fundamentais. 

É aí que entra a força de trabalho da tecnologia no RH.

SYSTIMA EDUCACAO - Usuário Chave ERP
SYSTIMA EDUCACAO - Usuário Chave ERP

A Importância da Tecnologia no RH - Soluções tecnológicas e ganhos em produtividade

E as soluções tecnológicas viabilizam a automatização dos serviços repetitivos e mecânicos, e por isso, eliminam as falhas e evitam erros futuros, além de reduzir custos com mão-de-obra.

Assim, seríamos ingênuos pensar que o Governo deve gerar mais empregos, terceirizando essa questão, em detrimento da “não-tecnologia” e movimentos contra, concorda?

SYSTIMA EDUCACAO - CHA do Consultor01: Projetos

Sejamos sensatos, me permita uma analogia: 

“Há 80 pescadores numa cidadezinha e todos os dias com suas varas, conseguem alimentos para suas famílias, até que um dia, um deles não usa uma vara, mas uma rede, pescando 10 vezes mais do que os 80 pescadores juntos, assim, 79 não são necessários e podem realizar as tarefas de revender os peixes, por exemplo.”

Dominar o funcionamento não só dessas ferramentas, mas de metodologias de gestão e controle é imprescindível, para explorar ao máximo o seu potencial e alcançar os melhores resultados possíveis, além é claro, de não tornar-se obsoleto e “demissível”, ou substituído por máquinas e robôs.

A Tecnologia no RH - Necessidade de Acompanhar as evoluções tecnológicas

Quem não investir em capacitação e treinamento constante para acompanhar a evolução tecnológica perde dos concorrentes: empresas e profissionais.

Quais são os seus objetivos profissionais no RH?

Essencial você ter essa resposta, e saber um pouco mais sobre as vantagens da tecnologia nas tarefas dos setores do RH e do Departamento Pessoal.

São inúmeras atividades e algumas delas, podem gerar multas pesadas para a empresa, caso sejam ocorridos erros com o e-social, que falaremos mais adiante.
Infografico_O-que-faz-um-gerente-de-recursos-humanos

As ferramentas tecnológicas e o conhecimento que se um profissional de RH não domina, perde promoção, não participa de projetos e até pode ser desligado da empresa?

  1. Sistemas de Gestão Integrados ERP – Módulos de RH: Recrutamento e Seleção, Folha, Ponto, Cargos e Salários, Treinamento e Desenvolvimento, Mapeamento de Competências, e-Social, Medicina e Segurança do Trabalho, entre outros.
  2. Ferramentas de Gestão de Tarefas – Trello.com, Monday.com
  3. Planilhas e Formulários
  4. Dashboards
  5. People Analytics

A importância de saber operar o e-social

Ela não podia aceitar que uma empresa daquele porte tinha tantos problemas:
 
  1. mapeados mais de vinte em departamentos como Fiscal, Contas a Pagar/Receber;
  2. Logística e Faturamento, só customizações e
  3.  reclamações de que Vendas tinha dificuldades para finalizar os pedidos porque nunca havia estoque.
  4. Logística e estoques estavam com as quantidades desbalanceadas e
  5.  Evidências de que as customizações estavam causando essas situações.

Quem trabalha no setor do RH ou no Departamento Pessoal conhece muito bem a importância do e-social para este setor.

O SPED, Serviço Público de Escrituração Digital, o qual o e-social está inserido, como a Nota Fiscal Eletrônica,  não é só um software criado pelo Governo Federal.

Esses “serviços” web, com seus softwares de validação, exigem o envio de informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das empresas brasileiras de forma on-line.

Portanto, o envio dessas informações tornou-se um processo obrigatório,  unificado e digitalizado que proporciona agilidade e rapidez nas resoluções burocráticas de um assunto tão sério e complexo.

No entanto, é necessário ter o conhecimento operacional e técnico para trabalhar com a ferramenta, por conta de ocorrências, que usualmente se relacionam a cadastros nos sistemas de gestão ERP.

As regras do e-social e seus aspectos trabalhistas e previdenciários, se aplicam a todos os empregadores, das pequenas empresas às multinacionais.

Portanto, caros profissionais de RH: a cada dia, seu conhecimento, experiência são cada vez mais estratégicos para as organizações, contrariando aqueles que pensavam na automatização desse departamento, que ao longo dos anos, se dividiu em áreas e possui sistemas de gestão tão complexos quanto um sistema de chão de fábrica!

Além disso, as visões gerenciais e de inteligência são outra vertente dessa área: a Gestão de Indicadores de Desempenho, OKR´s e o People Analytics: seja um Consultor de Implantação de RH com esses conhecimentos, ou um usuário chave, as oportunidades estão batendo à sua porta: saia da operação e salte para a análise: seja tão estratégico quanto os analistas da sua área, o quanto antes.

Conclusão

Fato é que ninguém quer ser “bobão”, agindo sem prestar atenção aos usuários, que deixaram o seu tempo para trás e foram às entrevistas para falar dos problemas que estavam enfrentando.

Lendo esse post você pôde ter um breve panorama sobre a importância do RH para uma empresa e sua evolução como divisão por áreas e também em tecnologia.

É a história da rede e dos pescadores. 

Só que ao mesmo tempo, 45% de empresas em uma pesquisa, responderam que têm dificuldade de contratar profissionais mais qualificados para lidarem com essas tecnologias.

Além disso, viu também como é importante investir no conhecimento de ferramentas e soluções inovadoras que ofereçam mais agilidade e precisão na execução das suas tarefas diárias.

Hoje, não é suficiente só conhecer sistemas de gestão ERP e dominar o e-social, mas também é primordial aprender sobre gestão de indicadores, por exemplo, para você ter um diferencial.

Adquirir mais profundidade nos sistemas ERP-RH para que você possa administrar esse software, implementando atualizações e parametrizando o sistema, também é um ganho garantido, se você conseguir evitar que a empresa tenha que pagar um colaborador e depois contratar um suporte técnico para modificações menos complexas no sistema.

O suporte técnico qualificado e conhecedor das Leis e Normas Trabalhistas, assim como conhecimento técnico, passará a ter um papel mais específico e pontual e esse profissional também necessita aprimorar seus conhecimentos..

Valorize e Qualifique o seu quadro de colaboradores com a ajuda de profissionais altamente capacitados e crie estratégias de resultados com eles: a Systima Educação te ajuda:

 
Lembra de falar se esse conteúdo te ajudou, se te fez pensar e como você vai agir daqui pra frente e sempre, conte conosco!

Fontes das Imagens:

Super indicado para leitura complementar:

E o site

https://ead.unifacvest.edu.br/img/infograficos/recursos-humanos/Infografico_O-que-faz-um-gerente-de-recursos-humanos.png

As mudanças fazem empresas buscarem profissionais mais qualificados, impactando empregos. Vamos explorar oportunidades de carreira?

O Investimento em você é pra você e por você. Conteúdos para um salto na sua Carreira.

Inscreva-se para receber conteúdos que vão mudar sua carreira

Fique por dentro dos conteúdos semanais e lançamentos da Systima Educação!