Ser Consultor ERP | O CHA: Para não perder um cliente por ser arrogante ou por postura equivocada
O que Suzana não tinha era o CHA - O Conjunto de Conhecimento + Habilidades + Atitudes do Consultor Nota 1000
Aqui na Systima Educação, a gente apresenta uma funcionalidade, sempre aplicamos as boas práticas inerentes àquela rotina/situação em casos reais.
Mais do que conhecimento técnico e boas práticas, o que te convido a ver hoje é uma combinação de habilidades e atitudes que formam o CHA: e que sem ele, você cometerá erros como os da Suzana.
1 - O perfil necessário para esse profissional: agora, nesse nosso bate-papo, vamos te dar dicas que um Consultor Nota 1000
2 - O "MindSet do Consultor Nota 1000"
3 - É preciso construir uma mentalidade campeã, rumo a uma carreira promissora
- mapeados mais de vinte em departamentos como Fiscal, Contas a Pagar/Receber;
- Logística e Faturamento, só customizações e
- reclamações de que Vendas tinha dificuldades para finalizar os pedidos porque nunca havia estoque.
- Logística e estoques estavam com as quantidades desbalanceadas e
- Evidências de que as customizações estavam causando essas situações.
4 - Condutas e comportamentos: NUNCA seja igual à Suzana, a menos que não queira clientes!
Lembre-se que “implementar” (fazer funcionar) é bem mais do que “implantar”.
- Implantar: o sistema está em produção e funcionando;
- Implementar: os usuários utilizam plenamente os recursos que o software oferece, dentro do seu segmento.
Aí, você já sabe, tenha esses cinco princípios bem básicos e acerte, estudando:
- o sistema: fluxo e parametrizações, testes, testes, testes
- o modelo de negócio do cliente, regime fiscal, etc e
- das atualizações do ERP
5 - Atitudes que fazem a gente ser um Arrogante: Qual o maior erro que a Suzana cometeu?
- Fez perguntas de um modo “acusatório” e em tom de arrogância e julgamento!
- Em termos de relacionamento interpessoal, Suzana já perdeu tudo com os responsáveis pelo projeto.
- Mesmo se tinha razão, desconfiando do analista com “esquemas”, algumas horas e entrevistas são insuficientes para isso.
6 - Quais os benefícios de se ter uma atitude positiva?
Fluidez na prestação do serviço e no andamento do projeto
Credibilidade junto aos patrocinadores e usuários
Conexão
Vontade
Proximidade
Reciprocidade
Indicações a outros projetos
Parcerias de confiança
E outros
2 – Desrespeito com as suas ideias
3 – Falta de ética
4 – Um querendo derrubar o outro
5 – Chefes que desconhecem o que significa ser um líder e exerce a “chefia”
6 – Coordenadores que não cumprem o que falam, deixam você sozinho com o cliente, que exigem você fique no cliente “gastando horas” sem efetivamente fazer nada, por conta de erros de vendas
7 – Usuários que criticam tudo e o sistema e inclusive você
8 – Trânsito e deslocamento (um dia aqui e outro no lado oposto da cidade)
9 – A descrição do problema era “x” e você achou “x, y, z” corrigiu tudo e ainda falam mal de você
10 – Desrespeito com as suas ideias (não falam que foram suas) e depois vem com “conversinhas”
11 – Falam mal do chefe para você e se você cair no erro de falar junto, depois vão contar para o mesmo chefe que você falou mal dele
12 – Se você não ficar nas “rodinhas dessas conversinhas, vão te chamar disso ou daquilo”
13 – Cliente reclama até se você sai para escovar os dentes; se não escova, reclama também do seu hálito
14 – Profissional que não tem o menor perfil técnico ou de liderança, sequer cumprimenta pela manhã, é reconhecido, elogiado, dito referência no assunto que você sim pode ser considerado referência e domina, na verdade, até ensina
15 – Você não entende o motivo de que uma pessoa foi reconhecida – ou entende e do fundo do seu coração, fica feliz por ela, mas não compreende a razão porquê outros que teriam o mesmo ou até maior mérito também não têm o mesmo reconhecimento
16 – Ficam com o mérito por uma ideia que era sua e pior, excluem você de participar de um projeto que envolvia essa sua ideia
17 – Sua chefe é alguém que nem ideia possui do que está falando, evita a todo custo seu contato com gestores que poderiam te dar uma ajuda
18 – Você elogia um colega, acreditando que está sendo honesto, autêntico ao não falar das suas expectativas e dedicação e quem é beneficiado: o seu colega
19 – Te procuram para te pedir ajuda e depois nunca mais…
7 - O primeiro item do CHA é o CONHECIMENTO - mas já falamos dos principais, notou?
É muito rica a quantidade de informação disponibilizada hoje gratuitamente.
Aproveite esse mundo de conteúdo disponível e defina a sua trilha de aprendizagem, coletando – principais dúvidas, falhas do cliente, dicas e, se você tiver acesso aos motivos de chamado ao suporte, poderá não só ajudar na melhoria do uso do sistema, mas aprender muito e evoluir profissionalmente.
Acredito que esse desafio vai te inspirar muito!
O restante é interface. Vem comigo para alguns exemplos.
Chegamos ao tema Habilidades?
CONCLUINDO:
- O cliente não sabe o que quer: ajude-o
- Quer customizar o que não pode: oriente-o
- Fala mal de você: faz parte
- Usuário não sabe nada de tecnologia e muito menos de sistema: ensine sem reservas
- Eu sei tudo de tecnologia: não se engane
- E se eu errar? Aprender com o erro
- “E, lá vem o analista e eu com tanta coisa pra fazer, rouba o meu tempo, fica perguntando o que eu faço…”