Pular para o conteúdo
EnglishPortugueseSpanish
SYSTIMA EDUCACAO - Consultor de Negócios, Analista de Negócios, Consultor de Implantação ERP​

Consultor | Consultor de Negócios, Analista de Negócios, Consultor de Implantação ERP

E vamos a um novo conteúdo raiz? Daquele que você pode interagir? E tem desafio… Quero ver se consegue!

Vamos apresentar você ao Rodrigo:

Rodrigo deseja utilizar seus conhecimentos em Contabilidade, para atuar como consultor, porque está cansado de virar a noite trabalhando e reprocessando lançamentos contábeis, porque na empresa, não atendem às recomendações dele para contabilizarem corretamente.
Contador há mais de 15 anos, ele está indeciso…

SYSTIMA EDUCACAO - TECNOLOGIAS DE GESTÃO

E encontra dificuldades em definir o seu perfil de consultor e como pode lhe trazer posicionamento no mercado de consultoria, utilizando seus conhecimentos contábeis e sua experiência para agregar à sua profissão?

 

Assim, Rodrigo SYSTIMA EDUCACAO - BlogPost BPM ERP RPA estressado assiste a tutoriais que considera bons, faz cursos online que também gosta, lê muito… Porém, tudo lhe parece vago e não identifica como responder a esses pontos para gerar o melhor de si a seus futuros clientes!

Em verdade, as diferenças entre Analista de Negócios, Consultor de Implantação, Consultor, etc., parecem carreiras que se relacionam, mas não é bem assim.

As diferenças entre Analista de Negócios, Consultor de Implantação, Consultor

Você faz faculdade de administração, logística, economia, contabilidade?

Está se perguntando: posso ser um consultor, consultor de implantação de sistemas, um consultor de negócios diretamente?

O que é preciso saber, estudar, aprender, qual a formação para se tornar um Consultor de Implantação de Sistemas, um Consultor de Negócio: eis a dúvida de João.

SYSTIMA EDUCACAO - Consultor

João se vê relutante em quais devem ser as competências profissionais, ou seja, o que ele precisa aprimorar/desenvolver para se tornar um consultor com diferenciais a fim de cobrar um bom valor/h em suas consultorias e em quanto tempo consegue atingir esse objetivo, levando em consideração:

Consultor, Consultor de Negócios, Analista de Negócios, Consultor de Implantação ERP

A Carreira de Consultoria é ampla: quando se fala em um setor específico da organização e do, digamos departamento da empresa, há diversos aspectos a serem considerados:

No papel de Consultor, suas atividades basicamente, se resume em: produtos, processos, pessoas e tecnologia o que move as organizações rumo à competividade desejada.

E na melhoria dos negócios e da sua gestão.

É importante compreender que não se trata de um trabalho fácil, exige conhecimento e por que não considerar experiência na área como importante agregador?

Então, fique de olho em propaganda que não informe claramente as características e, principalmente, o que você precisa saber para aplicar  no seu cliente e promover os resultados que ele aguarda.

Consultor Tributário, Logística, Contábil, em gestão, em...

O que todos fazem é identificar questões a serem desenvolvidasSYSTIMA EDUCACAO - BlogPost Carreira Sua MelhoriaII/aprimoradas nas organizações, não considerando, necessariamente, enquanto no papel de consultores, sistemas e suas tecnologias.

 

Em contraposição, são levantados em processos seus requisitos, objetivos, etc…

SYSTIMA EDUCACAO O CHÁ do Consultor Nota 1000 em 2021
SYSTIMA EDUCACAO - O CHA do Consultor Nota1000

Como por exemplo, um Consultor de Negócios em Logística:

Aplicar a inovação no setor de atuação, como logístico, onde armazenagem e separação, os movimentos, ajudando com a adequação da estrutura, do layout do armazém, ou no caso dos transportes, combinando modais, associando às regras de impostos para fazer uma empresa economizar.

Quando um objetivo estratégico da organização é colocado em pauta:

– Aumentar as vendas em 20%,
– Digitalizar o setor comercial, de contratos, etc.,
– Aprimorar o atendimento e a comunicação para reduzir reclamações de clientes em 25%

A empresa e um consultor estão buscando eficiência, com certeza e um sistema e suas tecnologias ainda não precisam ser considerados.
Assim, é essencial você fazer  o curso certo, adequado ao que você deseja: Sem graduação, com vivência em processos, faça a Academia ERP Essencial da Systima Educação.
Crie seu Modelo de Negócio

SYSTIMA-EDUCACAO-SISTEMAS-DE-GESTAO-ERP-Fluxograma 

Na verdade, o sistema vem para atender aos requisitos impostos pela nova metodologia, pelo novo mapeamento de processos, como ferramenta de atendimento aos novos requisitos que são imposições para que a organização enxugue custos e/ou ganhe competitividade e lucratividade.

Segundo artigo “que consultores e empresários de micro e pequenas empresas que foram entrevistados (que muitas vezes desembolsam o que para suas finanças é uma fortuna), apontando os dois lados da ineficiência das consultorias”:

– Diagnóstico/Levantamentos malfeitos por parte das consultorias
– Falta de comprometimento do cliente
– Falta de preparo do cliente
– Má comunicação entre líderes e colaboradores
– Não envolvimento dos colaboradores, por desconhecerem os benefícios da consultoria

Esses devem ser vistos como indicadores de oportunidades para mitigar e eliminar essa deficiência na entrega deste serviço aos clientes, ainda esbarra em:

Será que existem realmente poucas vagas no mercado, ou as vagas que estão sendo disputadas requerem mais especialização e qualificação profissional?

Clique para saber mais a respeito das competências para se tornar um consultor de implantação de sistemasSYSTIMA EDUCACAO - Canvas de Talentos 800x500 - As competências e habilidades requeridas uso em treinamentos, Feedback com o RH e profissionais que precisam de uma estratégia

Levantamento esse realizado recentemente, o que é indicador de oportunidades para mitigar e eliminar essa deficiência na entrega deste serviço aos clientes, ainda esbarra em:

– não designar um responsável pela imSYSTIMA EDUCACAO - Melhoria do Negócioplantação do que o consultor solicita
– consultores desesperados e inexperientes

Espera aí: com metodologias de implantação suportadas pelo PmBok e suas áreas do conhecimento, metodologias ágeis e ferramentas de acompanhamento de projetos como kanban, cenários assim estão ocorrendo sempre.

Em termos gerais, na consultoria, se identificam:

  • as práticas necessárias,
  • os passos para as mudanças e
  • impactos nesses pilares: produtos, processos, pessoas e tecnologia.
Procedendo com estes estudos, comparando a situação atual, com a situação desejada, passando pela análise de viabilidade e outros pontos, até a implantação e implementação, validação e ajustes.

Analisando um Caso:

Para a separação e entrega de produtos, o operador logístico deseja implementar, o que  consiste no picking por ondas ou wave picking, que é uma forma de organizar a preparação de pedidos no armazém, embasado em alguns pontos importantes e que deve ser suportado por um software de WMS – Gestão de Armazenagem, segundo o site.

O consultor especializado em logistica e no desenho de armazéns e equipamentos que atendam a esse tipo de separação: olhamos a processos e pessoas que operam esses equipamentos. Não se está considerado ainda o que será implantado no software.

E olha: parece contradição, mas tem software de gestão aí!

Mas você pode estar se perguntando… E se ela já tem um sistema?

Para a avaliação de um Consultor – e ele não é de implantação de sistemas, ele precisa levantar antes de mais nada a estrutura do armazém para identificar se o wave picking não precisa de ajustes do layout, entende?

O Consultor de Implantação de Sistemas faz o levantamento do processo e identifica se este se adere ao software

Sob diferentes pontos de atuação e perfil de entrega, basicamente a diferença entre Consultor, Consultor de Negócios, Consultor de Sistemas e Consultor de uma área em específico, como Logística são momentos em que os conhecimentos se encontram para implementar a proposta de melhoria.

SYSTIMA EDUCACAO - Excelência do Consultor N1000
Não é preciso Graduação: Apenas definir o seu perfil e construir as Competências certas - no CURSO certo

Atuar como Consultor em Contabilidade ou Logística, por exemplo, não obriga o conhecimento de um software, mas nessas áreas, assim como as áreas complementares, além de formação acadêmica. 

Note que abaixo, não demonstramos mapas de logística ou contabilidade, porque é obvio.

E É essencial conhecer essas áreas principais: Compras, Estoque, Faturamento, Fiscal, Financeiro

A combinação entre conhecimento de regra de negócio com software tem duas linhas:

– O momento certo de abordar ao software ou seja, aplicar o conhecimento, desapegado de um sistema com o objetivo de levantar aspectos culturais, estruturais e até arquitetônicos (como no exemplo acima).
– Qual o software mais indicado para aderir aos processos
– Se o cliente já tem sistema, ele atende?

Consultor de Implantação de Sistemas quando sua experiência e formação estão em áreas específicas como Contabilidade ou Logística:

Essa é a razão a qual você não está obrigado/a a ter faculdade de TI.

Basta você se planejar para atingir as competências (como se faz) necessárias a questões como atualização do software, sua arquitetura e que combinem seu conhecimento entre negócios, gestão e sistemas.

 

Você será um Consultor de Implantação Funcional – entende da operação. 

E de negócios, se der ênfase a aplicar sua experiência a transformar processos e regras de negócio, além da aderência e da implantação de sistemas, entende?

SYSTIMA EDUCACAO - banners para promoção de infoprodutos - ebook Consultor
VOCÊ Implementando Sistemas de Gestão ERP do Zero

Ser Consultor - Basicamente o que faz

Seja num pequeno processo – o modo de jogar farinha na massa do pão, que pode reduzir perdas de 20 sacos de farinha simplesmente praticando uma mudança no jeito de jogar, demitir 16 pessoas do atendimento de SAC por implantar chatbots, whatsapp e CRM integrados ao ERP, vemos um trabalho de consistência e envolvimento de todos como responsáveis, atores fundamentais em todo o projeto.
É natural a gente ter ansiedade em entregar o resultado, em adotar um comportamento do tipo “qual parte você não entende”, etc.

Um Consultor é um Agente Promotor de Mudanças:

SYSTIMA EDUCACAO - Fluxograma de Processos
Saber esses roteiros e parametrizações no sistema ERP
E você, consultor, já sacou como vai blindar seus projetos e beneficiar os seus clientes, ao invés de atuar em projetos que “enfiam guela abaixo” um software ou uma mudança?

Exatamente, qual perfil você vai adotar. E respeitar a cultura da empresa e seus colaboradores.

1 – Definir seu perfil de consultor
2 – Qual a modelagem de resultados a entregar: indicadores, estratégicos, mapeamentos e requisitos, treinamentos

Ser Consultor - Aqui vão algumas sugestões:

1 – Pesquisar consultorias que implantam software, observando seu trabalho e seus “cases” também são fonte de estudos e aprimoramento desses serviços.
2 – Atender a diversos tipos de empresas também: qual é o consultor ideal para empresas do 3o setor?
3 – Atender a startups e em que fase de negócio?

Levando em consideração regionalidades, tipos e portes de empresas, assim como cultura, sua consultoria pode se especializar e fazer pelos clientes muito mais do que eles imaginam.
Vale ainda acrescentar que o trabalho do SEBRAE, apesar de ter uma “cartilha” e que a certo ponto não seja o que a empresa necessita, deve ser espelho para todos os que atuam com consultoria, um modelo essencial.

O insucesso de consultorias-empresas pode ser “resultado de alguns paradoxos entre consultores e gestores das empresas de pequeno porte, já que muitos consultores apontam que estes gestores são amadores, sem foco estratégico e também tendem a concentrar-se em problemas triviais. Por outro lado, os gestores evidenciam que os serviços prestados pelos consultores são de pouca aplicabilidade prática para a empresa.” (Artigo: FATORES DE INSUCESSO DA RELAÇÃO ENTRE CONSULTORES EMPRESARIAIS E EMPREENDEDORES DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS).

CONCLUINDO:

Participei de um projeto cujo levantamento durou meses. Diariamente planilhando e tabulando números. Os consultores seniores identificando problemas… E tudo se resultou num grande relatório…

Bora compreender como você pode por meio da Consultoria de Implantação de Sistemas, conjugar à regra de negócio e à tecnologia entregas mais “especializadas”, como:

– permitir crédito de impostos até então não identificados para o consultor tributário e como aderir ao sistema
– otimizar linha de produção para economizar energia, monitorando os equipamentos, para a manufatura/chão de fábrica.

SYSTIMA EDUCACAO - banners para promoção de infoprodutos - ebook Consultor
VOCÊ Implementando Sistemas de Gestão ERP do Zero

Área de Atuação dos Consultores

O campo de atuação é excepcional, não falamos em segmentos de empresas que amplificam ainda mais a abordagem da consultoria: o que se aplica na indústria de alimentos, tem bastante diferença numa organização farmacêutica.

E, ao meu ver, está mais do que na hora de reunir isso tudo aos pilares ASG – Ambiental, Social e Governança. #SejaESG
Não vamos prolongar esse artigo. Em nosso próximo bate-papo, a gente vai aprofundar mais as funções dos consultores.

Links úteis

E a Norma ISO 56002 que é o padrão internacional do Sistema de Gestão da Inovação. Lançada em 2019, são duas fontes de leitura recomendadas.
SYSTIMA EDUCACAO - banners para promoção de infoprodutos - ebook Consultor
VOCÊ Implementando Sistemas de Gestão ERP do Zero

As mudanças fazem empresas buscarem profissionais mais qualificados, impactando empregos. Vamos explorar oportunidades de carreira?

O Investimento em você é pra você e por você. Conteúdos para um salto na sua Carreira.

Inscreva-se para receber conteúdos que vão mudar sua carreira

Fique por dentro dos conteúdos semanais e lançamentos da Systima Educação!