Pular para o conteúdo
EnglishPortugueseSpanish
SYSTIMA EDUCACAO - 07 Motivos Desistir

07 Motivos que me levaram a desistir de ser Consultora de implantação de Sistema ERP

Quer ser um consultor de implantação ERP? Empreender na área de Tecnologia da Informação como um consultor de negócios é certeza de uma carreira promissora. 

diversas formas de oferecer os serviços aos clientes. Cada uma voltada para a necessidade dele, que se ajuste ao orçamento da empresa e ainda permita flexibilidade aos seus ganhos e agenda.

Em breve vou detalhar a você como hoje fazem muitos consultores.

SYSTIMA EDUCACAO - Etapas de implantação de qualquer sistema de gestão ERP_O que faz um Consultor ERP

Eu vi no Facebook da TOTVS um comentário de um jovem que queria saber onde aprendia a programar em ADVPL porque ele queria “ganhar muito dinheiro”.

Já atendi diversos profissionais que desejam trocar suas áreas de atuação por dificuldades de recolocação e motivos diversos.

Já atendi usuários com bastante experiência e excelentes conhecimentos em regras de negócio e que vêm esta oportunidade: ser um Consultor de implantação ERP indicado se você é contador ou experiente com a área fiscal.

Indicado se você é contador ou experiente com a área fiscal.

Comunicação, Foco, disciplina e dedicação

Já é “bem batido”, não é? Só que falta de atenção com simplesmente comunicar ausência no feriado, pode ser bem complicado para um projeto

Curiosidade só será bem-vinda se você for um Consultor ERP, característica se você pesquisar, estudar e se dedicar com disciplina – dia e hora marcados para aprender o sistema e a regra de negócio com a qual se identifique:

  • Implantará Recursos Humanos? Aprenda o mínimo sobre os processos de Benefícios, Folha, Rescisão, Apontamento de Horas e Rescisão, bem como o básico de ADVPL e e-Social.

Cada área possui a sua.

Numa visita a clientes, você vai viver o desafio e querer perguntar “cara, mas o que você fez!!”

Sem julgamentos ou críticas a qualquer implantação, mas você sugere a um amigo um restaurante que sabe que o atendimento é ruim?

Não deveria o consultor de implantação ERP, baseado no mesmo princípio, entregar um sistema ERP implementado?

Há muitos curiosos no mercado: com tutoriais e grupos solicitam ajuda a dúvidas pontuais e acham que assim está tudo bem.

Mas não está.

O que se espera de um consultor de implantação ERP

Se você recentemente saiu de um treinamento em TI, com as informações “frescas” na cabeça e não sabe regra de negócio, nem atuou em clientes antes, precisa saber que:

Para ser um consultor de implantação ERP, esperar que as coisas se resolvam por si, customizar o sistema sem um estudo apropriado, te levará para “o lado negro da força”.

É por isso que em meu artigo: ERP SUMMIT o que aprendi com isto, defendo um único modo de implementar sistemas ERP:

As metodologias de implantação de ERP focam mais à gestão de projetos e homologação no software, que por todas as situações que eu tenho visto nos clientes – ainda falham para entregar o sistema ERP implementado, isto é, com o uso inteligente do software.

Vamos a duas situações que experimentei nesses 25 anos de instrutora e parceira de consultorias para implantação:

1 – Nunca vi um cliente documentação de fontes customizados e cientes dos processos customizados

2 – Os usuários não sabem solicitar melhorias e desconhecem o que é customização

3 – Não há planos para atualizar o sistema e aderir ao padrão, quando novas funcionalidades são introduzidas no sistema pela fabricante.

Os sete motivos que me levaram a desistir de ser Consultor de Implantação ERP, vamos chamar de “desafios” e assim, quero te ajudar ir em campo sabendo como lidar, pelo menos com estes.

7 Motivos que me levaram a desistir de ser Consultor de implantação ERP:

Bem esse artigo é a respeito disso, não é?

Os sete motivos que me levaram a desistir de ser consultora ERP: e desejo de verdade e te ajudar nesta complicada decisão, com este conteúdo.

A verdade é que por conta da correria, não dá para conversar com todos sobre como está sendo – se conseguiu a recolocação na sua área ou se realmente se tornou consultor.

Não tenho pretensão de influenciar você, mas espero com a minha sinceridade, ter reencaminhado vários e te apresentar estes sete motivos.

Se você vem de áreas nada relacionadas com processos administrativos empresariais, como marketing, estética, etc., se você está iniciando e acha que praticar no sistema ERP de maneira pontual, só colocando as suas dúvidas nos grupos de ajuda, que vai resolver, ou ainda, que com o ADVPL*, se resolve.

É uma profissão que pode te proporcionar uma carreira perfeita:

Aplicação de conhecimento

Aplicar seu conhecimento, elevar o uso do sistema ERP no cliente, capacitar os usuários e ajudá-los que sintam no sistema ERP como ótima ferramenta para a carreira deles também.

Ser Consultor de implantação ERP alegra e eleva auto estima “para o alto e além”, quando:

  • você sente que o dinheiro que recebe, rende
  • sabe que está entregando o melhor de si e sendo reconhecido por conquistar credibilidade com todo mundo.

Esta profissão, de Consultor de implantação ERP, também vai te deixar com preocupação e até algum estresse.

Quatro meses em campo como analista de negócio, foram o suficientes para decidir que não voltaria a atuar em campo de novo.

E é com treinamentos a usuários e consultores porque eu ajudo muito mais.

Os desafios vão desde superar dificuldades técnicas, inter-relacionamento e pessoais!

É, como em qualquer profissão que exija compromisso, disciplina e muita, muita dedicação!

Não significa que capacitando não seja diferente.

Muito investimento em milhares de horas aprendendo e alguns mil reais com cursos que me tornassem dominante de regras de negócio – a ponto de ver os usuários anotando sites, prestando atenção como eu explicava Classificação ABC, por exemplo.

E, com tudo isso, há alguns termos contábeis que até hoje me causam dúvidas ainda hoje.

Dos 7 Motivos que me levaram a desistir de ser Consultora de implantação de Sistema ERP

Desafio 1:

No agendamento, te falam que o problema do cliente é “x” e lá você identifica que é “y”, “z”, “n” e não “x”:

Você vai atender um cliente com questões aparentemente simples, quando recebe a sua agenda.

Chegando lá, a situação é completamente diferente!

Daí, são dois caminhos: 1. Ter conhecimento, ou 2. Pedir ajuda: você tem conhecimento técnico para uma lista dos problemas e não tem conhecimento para certos itens.

Pedir ajuda aos grupos de discussão é bem-vindo, formados em sua maioria por profissionais excelentes, que esbanjam conhecimento, você aprenderá muito. Mas é preciso colaborar.

SYSTIMA EDUCACAO - SISTEMAS DE GESTÃO ERP Como Visitar a um Cliente

Sinto ser bem difícil conseguir fazer parte desses grupos, mesmo diversas vezes tendo informado por lá oportunidades de recolocação, especialmente no início da sua jornada. Porém, gentileza gera gentileza. Ao colaborar, você aprende e fará seu lugar ao “sol”.

1 – Priorize aprender mais o que puder exatamente no cliente em que está: regime fiscal, módulos que estiver implementando, documentos e releases.

2 – Nada de ADVPL no início para evitar customizações desnecessárias em pelo menos 6 meses em que estiver atuando.

Lembro de um outro consultor me questionando se eu conhecia VPN e tantas outras coisas diante dos usuários, logo no primeiro dia em um cliente…

É assim: Mais conhecimento é igual a mais qualidade e mais auto confiança.

Aí é só aplicar soluções e tenha consciência de que solucionar é diferente de “resolver”.

Cada um desses conceitos e há o momento certo de aplicá-los e sempre com a ciência dos clientes.

Sua “defesa”, o antídoto no cliente é o seu conhecimento, porque ele estará sempre te questionando.

Desafio 2:

Mandam você a um projeto com módulos diferentes daqueles que você domina

Você acabou de sair de um curso e está nos primeiros momentos do novo projeto?

O problema é se esse agendamento é para tipo, amanhã…

Com prazo de pelo menos uma semana, você consegue reunir conhecimento… Mas desse jeito…

Já vi casos em que o consultor acaba de sair do treinamento e enviam a um projeto que ele precisa resolver temas mais complexos, que não se pode exigir de um consultor que acaba de sair de um curso… 

Da lista que você sabe resolver, tudo bem. Mas e a lista em que os assuntos, você não domina? O que você deve fazer? 

Uma das dicas é ouvir o usuário (bem, isso é sempre).

Eu oriento meus alunos: pergunte “Como você faz o processo”, ou  “Mostra pra mim” 

E fique atento, como se executam os procedimentos no “mundo real/físico”, para questões relacionadas aos processos.

SYSTIMA-EDUCACAO-SISTEMAS-DE-GESTAO-ERP-Fluxograma
Aprender esse fluxo é essencial: Se não, você perde seu cliente para a "Marcinha"

E erros das bases de dados?

Uma vez tive que analisar uma base do Ativo Fixo e levou muitas horas para entender as movimentações de transferência, baixas e depreciação.

Você precisa saber a sequência dessas operações e rastrear esses movimentos, usando SQL quando necessário. Do contrário, levará o dobro do tempo!

Então é preciso aprender SQL também? Resposta: sim, é!

Desafio 3:

E erros das bases de dados?

Uma vez tive que analisar uma base do Ativo Fixo e levou muitas horas para entender as movimentações de transferência, baixas e depreciação.

Você precisa saber a sequência dessas operações e rastrear esses movimentos, usando SQL quando necessário. Do contrário, levará o dobro do tempo!

Então é preciso aprender SQL também? Resposta: sim, é!

Desafio 4:

A necessidade da especialização:

Conheço consultores que sabem uma lista grande de módulos.

Estudar. Não há outra opção.

Eu seguia a seguinte trilha: não sou de RH! Para ministrar cursos de Cargos e Salários módulo complexo, li um livro sobre o tema. Além de treinamentos e das práticas no sistema.

Ser consultor de Implantação é por si só o desafio. 

Além do trânsito para chegar aos clientes, cada um com culturas diferentes, resistência dos usuários e gestores que não os liberam para as atividades da implantação, clientes com implantações em andamento, consultorias que não agem de forma alinhada com o que é correto, não pagam você, apesar de ter feito um bom trabalho, alegando que o cliente não pagou…

Sabe aquela história de “dizer não”?

Os sistemas ERP estão divididos essencialmente entre módulos e as “verticais”. São segmentos repletos de peculiaridades, justamente regras de mercado e regras tributárias – os quais sem uma boa base, você precisará fazer cursos.

Sendo um contador, as áreas contábeis, financeiras, fiscais te cairão bem!

Mas e se você for de outras área como o Marketing?

Antes de mais nada, faça cursos administrativos e aprenda sobre as operações. Faça todos os que encontrar, até saber qual área se familiarizou mais: processos de tesouraria, contas a pagar, receber, faturamento, etc.

No meu caso:

1 – Tive que ser “genérica” e conhecer de tudo um pouco: comércio exterior, logística, controle da qualidade, contabilidade, fiscal, etc.

Tive êxito! Do ERP eu aprendi um pouquinho sobre varejo, loja, CRM, ADVPL básico, chegando até nos produtos de BI – Business Intelligence.

2 – Cursos de qualidade e sempre cursos de boa duração: uma semana ou finais de semana – primeiro as regras de negócio – sem o sistema. Exemplo, área da Qualidade e logística juntos, foram quase dois anos.

Participar de uma implantação de Gestão de Armazenagem sem ter ideia do que é picking ou pulmão? E se o usuário perguntar sobre: como se configurar “onda” no ERP só em determinadas áreas do armazém e não ter nem uma longa ideia do que se trata? 1 – Tive que ser “genérica” e conhecer de tudo um pouco: comércio exterior, logística, controle da qualidade, contabilidade, fiscal, etc.

Tive êxito! Do ERP eu aprendi um pouquinho sobre varejo, loja, CRM, ADVPL básico, chegando até nos produtos de BI – Business Intelligence.

Considere conhecer o mínimo das regras de mercado do segmento do cliente. É por isso que aprender com cursos, leitura e pesquisa é fundamental.

Exemplo: você está atendendo o projeto numa empresa importadora e distribuidora de produtos? Termos como nacionalização, recinto alfandegado, regras fiscais, termos específicos como: FOB – Free on Board, CIF – Costs Insurance and Freight – etc.

As dificuldades de comunicação com os usuários afetarão sua credibilidade junto ao cliente.

As dificuldades de comunicação com os usuários afetarão sua credibilidade junto ao cliente.

Desafio 5:

O cliente não paga, apesar de você ter feito tudo corretamente – e a consultoria não te paga também:

Antes de mais nada, saiba bem a respeito de todas as condições da sua contratação, quando você for atender os clientes de uma consultoria:

1 – Peça uma via do contrato, por exemplo, leia muito bem as cláusulas.

Do mesmo modo que você tem obrigações e responsabilidades, a consultoria também possui.

2 – Preste muita atenção como ela age com os clientes. Se quer customizar a todo custo, não fala a verdade ao cliente. Cobra horas desnecessárias – tipo: “não saia daí de jeito algum”, mesmo com você ter comentado que não há o que ser feito antes de…

Se agem mal com clientes, vão agir diferente com você por que?

3 – Você entrega as atividades concluídas ao final do dia ou do projeto – treina os usuários e descreve tudo detalhadamente na sua ordem de serviço e, lógico, pega a assinatura do cliente.

Ao final do dia, até carona você dá ao cliente e….

No dia seguinte, o cliente liga na sua consultoria e fala que você desconfigurou a impressora da empresa, que fez tudo errado.

Seja como for, cabe a você os cuidados iniciais. Também cabe definir o seu modo de atendimento aos clientes e às consultorias.

Desafio 6:

O coordenador de implantação não gosta de você, ou quer outro analista, ou você sabe muito mais do que ele:

Você vai instalar o sistema pela primeira vez e a coordenadora do projeto quer outra analista no projeto. Você consegue perceber e ela nem mesmo tem cuidado para ser mais discreta.

Não há muita opção – faça o seu melhor, seja colaborativo e espere. Sementes germinam e dão frutos.

Ou, você já aprendeu diversas coisas e seu coordenador é um especialista em PMI – Gestão de Projetos e não sabe nada sobre o Sistema ERP, regras de negócio e tudo o mais.

Quando temos um chefe assim, o melhor é ser um colaborador que procure ajudar.

Mesmo em casos mais difíceis em que o coordenador não deseja ouvir você, porque ele acha que sabe. Mostre fatos, aponte as situações e como as resolveu.

Principalmente: demonstre que você não deseja tomar o lugar dele.

A verdadeira conquista de confiança leva tempo e paciência.

Desafio 7:

É comum ouvir entre consultores: “o cliente não sabe o que quer”. É porque nem o cliente tem mapeado os processos dele.

E tem consultorias que oferecem ótimos serviços de modo bastante inteligente para atender a esta demanda e tornam oportunidade de negócio, situações assim complicadas.

O que não dá é “se achar o bom” e ficar debochando da situação do cliente. É bem provável que um profissional equivocado tenha tirado proveito da desinformação do cliente.

É papel do consultor de implantação ERP é ajudar o usuário a mapear os processos. Especialmente se a empresa não dispor de colaboradores, observando e entrevistando o usuário. Além de demonstrar no sistema ERP, como será o resultado.

Empresas de pequeno porte não possuem especialistas em processos.

Nos clientes, em muitos casos, há algum tipo de documentação e o mapeamento ocorre pelos próprios colaboradores. Outras vezes não são documentados.

E políticas e procedimentos bem definidos e mapeados, acompanhados de padronização e sistematização para pelo menos operações mais relevantes, são fundamentais.

Se esse mapeamento está incluído no cronograma do projeto, no levantamento técnico preliminar, tudo bem…

Mas se não estiver…

Desafio 8 (Bônus):

Resistência dos usuários

Um assistente ou auxiliar de contas a receber ou pagar, que não sabe se determinada operação financeira tem cálculo de imposto, como retenção ou incidência, está sim, precisando aprender mais.

Se um usuário chave do ERP não souber como se procede o cadastramento de classificações financeiras, clientes e fornecedores com ou não recolhimento de determinado imposto, efetivamente está precisando identificar as lacunas de competências para exercer a sua função.

E podemos ajudar aos usuários assim através do sistema.

É animador quando você vai a um projeto e identifica aqueles usuários com pleno domínio de suas funções.

Mas há o medo da perda do cargo por conta do sistema. Há usuários que podem não gostar de você e falarem negativamente ao gestor do projeto sobre o seu trabalho, apesar de fazê-lo conforme o projeto.

A verdade é que você vai lidar com diferentes níveis de resistências – de gestores dos departamentos e dos usuários, assim como com a cobrança dos gerentes de projeto.

Tem que utilizar do seu conhecimento, com a colaboração e com muita empatia e negociação – construa seu estilo e cultive a credibilidade junto a cada gestor e usuário.

Como? Não fale mal e nem bem de ninguém.

Direcione suas impressões diretamente a cada um e só a este – sempre aliando como o sistema será a ferramenta auxiliar da produtividade de cada um.

Os sistemas ERPs não corrigem a falta de padronização

Nesses anos acumulados, treinando usuários e formando analistas de ERP, já vi um pouco de tudo.

Empresa na 3a reimplantação e com marcas diferentes de ERP, já cogitando voltar para um anterior. Só que ainda discutindo aspectos contábeis fundamentais na sua operação de manufatura reversa.

Há muito em questão: mão de obra e um processo definido para a desmontagem? A empresa tem ISO? Como o regime fiscal e contábil vêm a contabilização desses movimentos – e o Bloco K?

Sem regras identificadas e bem definidas, seja qual for o sistema ERP não resolve o problema. Piora.

Sem regras identificadas e bem definidas, seja qual for o sistema ERP não resolve o problema. Piora.

Hoje visito clientes após os cursos e antes mesmo de que se considere treinamentos.

As situações como essas ainda não se alteraram.

Concluindo:

No meu caso, treinar foi a solução para entrega de Valor ao meu Cliente. Sem qualquer reimplantação antes disso. E você?

*ADVPL, Microsiga, Protheus são marcas registradas da TOTVS S/A e a Systima Educação não tem vínculo nem com a matriz ou sucur

Incentivar as pessoas a compreenderem, como a tecnologia desses sistemas podem ser a engrenagem que fará suas carreiras e elas mesmas decolarem.

Mais conteúdo?

mentoria systima

INSCREVA-SE

Inscreva-se em nossa mentoria e participe com os melhores alunos e  professores sobre o futuro da sua profissão!

As mudanças fazem empresas buscarem profissionais mais qualificados, impactando empregos. Vamos explorar oportunidades de carreira?

O Investimento em você é pra você e por você. Conteúdos para um salto na sua Carreira.