Pular para o conteúdo
EnglishPortugueseSpanish
Para a busca em Consultorias no Google há inúmeros retornos com esse termo. O que faz o consultor de implantação ERP e se vale a pena investir numa capacitação é o que você vai ver nesse artigo. Uma Formação composta por avaliações e a trilha com módulos essenciais, fará a diferença para você saber "onde estou, onde vou".

Como ser um Consultor ERP: Vale a pena pagar um curso para ser consultor ERP?

Você espera um tutorial, passo a passo para ganhar dinheiro nessa profissão?
 
Numa carreira em consultoria de implantação de sistemas, há algum tipo de fórmula mágica em que você rapidamente domine um sistema, as regras de negócio e esteja pronto para os desafios dessa carreira ?
 
O objetivo central desse nosso bate-papo é te fazer enxergar que um curso em TI não pode se concentrar unicamente na preparação técnica, mas sim na elevação das tuas capacidades, habilidades e comportamentos. E por fim, que tudo isso junto e misturado, potencializem o seu lado técnico, para você entender como ser um consultor ERP e se vale a pena pagar por um curso para ser consultor ERP.
 
Nesse contexto, nas próximas linhas as respostas que você está buscando, vamos responder a duas perguntas:
 

Como ser um consultor ERP? Vale a pena investir num curso para ser Consultor ERP?

 
Trilha com atalhos? Não… A trilha certa, combinada com disciplina e a conscientização de que sem o auto estudo, nada disso vai acontecer, o consultor será mais um e dificilmente conseguirá uma boa agenda com bons clientes.

 
Recapitulando o que um ERP faz:

 
SYSTIMA EDUCACAO SISTEMAS DE GESTÃO ERP Os ERP servem para

SYSTIMA EDUCACAO SISTEMAS DE GESTÃO ERP Os ERP servem para…

 
É um mercado onde o valor/hora se altera em muito: há quem cobre R$ 20,00/h, até R$ 130,00 – esse o valor mais alto que tenho conhecimento até os dias atuais, super disputado e sem o conhecimento e um diferencial, pouco êxito terá.
 
A TI é uma área que paga muito bem. Não exige diplomas, não está vinculada a um órgão como CREA ou OAB, que você paga, obrigatoriamente todos os anos taxas elevadas pelo seu registro.
 
O que um consultor faz: Seu salário pode superar a diversas profissões que exigem nível superior
GUIA Salarial Robert Half 2021

GUIA Salarial Robert Half 2021

 
E tem muita gente que decide entrar nessa área por isso. Além de ter casos na família de profissionais bem sucedidos.
 
Mas resumindo, segundo a Catho, um Consultor ERP faz:
 
Mapeia os processos e funcionalidades de sistemas, adequando as necessidades do cliente durante o projeto. Identifica melhorias nos processos e direciona as regras de negócios do cliente. Elabora documentos, realiza levantamentos de atividades e dos acompanhamentos dos prazos dos projetos junto a equipe.”
 
Mas não é só isso. Deixa te apresentar esse quadro:
 
O que é preciso ter muita cautela. Nem todo mundo é para a TI e nem todo mundo para consultoria de implantação de sistemas: desde clientes que desistem dos projetos por razões legitimadas, a usuários que simplesmente não topam mudar e culpam o analista, o sistema, a implantação, etc.
 
É importante frisar também que leva tempo: você não sai de um curso, por mais completo, cheio de avaliações, feedback e até coaching com parceiros, TCC, sem se dedicar desde o primeiro dia de aula e para sempre, pelo menos 1h a 3h por dia, todos os dias.
 
E tudo isso é essencial para você entender como ser um consultor ERP e se vale a pena pagar por um curso para ser consultor ERP.
 
E nem se trata de buscar só diferencial ou os melhores salários.
 
De início, você precisa fazer a sua experiência e a remuneração/h será baixa mesmo. Sem aquela reserva financeira dos 6 meses, seu orçamento doméstico poderá ficar comprometido, até que você tenha o retorno do seu investimento.
 

E tenha cautela nas escolhas: tudo o que é fórmula mágica, descarte.

 
É 70% da sua dedicação e 30% do seu instrutor, curso, suporte.
 
Há muito conteúdo, tutoriais pela internet, webinarios, blogues, cursos conceituais e rápidos, etc. Reúna o maior conhecimento que puder, faça uma auto-avaliação e decida se sim ou se não.
 
Sei de gente de TI que virou Uber e uma reportagem falava de um analista que virou garçom, pois as rotinas ou falta de agenda, comprometiam a remuneração e a qualidade de vida.
 
Aqui vão umas dicas fundamentais:
 
  • Dê prioridade para cursos que incluam avaliações: assim você identifica seus pontos fortes e pontos a fortalecer.
  • Dedique-se a uma área que já seja do seu conhecimento: finanças, RH, projetos, qualidade, logística
  • Faça um curso de formação básica, para você entender o todo
  • Faça uma formação específica, de acordo com a sua área
  • Tenha sua disciplina de estudos
 
As empresas precisam de profissionais entregando valor logo. Quanto tempo? Eu uma vez comentei que um analista saindo de um curso precisava entregar em 6 meses e um dono de consultoria (grande consultoria), disse-me 3 meses. 
 
Aqui vai o CHA do Consultor Nota 1000: uma visão completa acerca das competências, habilidades e atitudes que você precisa ter:
 
SYSTIMA EDUCACAO O CHÁ do Consultor Nota 1000 em 2021

SYSTIMA EDUCACAO O CHÁ do Consultor Nota 1000 em 2021

 
Portanto, a sua preparação é fundamental e o seu engajamento é que elevarão o seu potencial para ser um consultor ERP e ter um bom desempenho num curso para ser consultor ERP, caso decida fazer um.
 
Alguns sistemas são bastante complexos, abrangentes e ao mesmo tempo específicos: se for configurada uma matéria-prima, você não pode vender.
 
E quanto tempo pode demorar até você ser um sênior? No mínimo 3 anos, se fizer a sua parte.
 
Se você for trabalhar em consultorias assim, pode se deparar com metas bem estabelecidas: no primeiro mês, o analista entrega 25% do salário em horas faturadas, no segundo mês, 50%, e assim por diante.
 
Então, você começando no essencial, no básico, já está em déficit e precisa
 
  • Definir a área de atuação: materiais, financeiro, projetos, manufatura
  • Realizar uma trilha de formação específica
  • Decidir se será um consultor técnico ou funcional: programar na linguagem do sistema ou não
 
Um ponto que você deve ter em conta e que todos os profissionais na realidade precisamos: as empresas buscam profissionais qualificados e que entreguem valor, que se adaptem às novas realidades com rapidez, com conhecimento em processos, já parte do pressuposto que sabem o que a empresa faz e para onde quer ir (leu a respeito o mínimo sobre seus produtos, como atua no mercado, seus concorrentes, etc.).
 
Esse é o princípio básico de um consultor médio nos dias atuais: antes do primeiro dia no cliente, ele já sabe de antemão (olhando no site da empresa, na Receita Federal o CNPJ):
 
  • Quais os produtos/serviços o cliente processa
  • Regime fiscal
  • Sobre o mercado e concorrentes
  • e a “pasta” do cliente: se estiver numa consultoria
 
Não é possível, chegue com 1h30 de antecedência, vá tomar um café e consulte no celular.
 
Além disso, o consultor de implantação de sistemas, deve buscar aperfeiçoamento em algumas outras opções, para formar um portfólio de consultoria e ter seu diferencial:
  • Qual o segmento do ERP: determinará o conjunto de módulos/ambientes e funcionalidades a conhecer
  • Linguagem de programação: a do sistema e complementares como Java, PHP, HTML, etc
  • Business Analytics ou Business Intelligence
  • Conhecer a respeito de boas práticas de ITIL e Governança de TI
  • Metodologias e ferramentas ágeis
  • Ciência de Dados
  • E mais o que o mercado estiver exigindo
Mas ponto de consenso é que ambientes sob pressão, competição, por mais que se fale em RH e estratégias para retenção de talentos, existem e é preciso muita resiliência para lidar com isso.
 
No meu artigo motivos …. falo um pouco a respeito
 
Palavra de quem acaba de finalizar um MBA em Transformação Digital e Negócios do Futuro, curso superior é ótimo, mas nada adaptáveis às necessidades de cada aluno e ainda por cima, com matérias que você nunca vai usar: apenas precisa passar. Por outro lado, ampliam a sua visão.
 
Você não quer errar, escolhendo um curso ou investindo um valor alto para depois achar que não era para você, não é?
 
Então, que tal você começar um curso por uma auto avaliação? 
 
Isso mesmo! Avaliação! E, caso essa reflexão com a sua carreira te faça optar em não atuar como consultor

Enquanto não haja uma adaptação dos cursos de graduação e MBA´s ao mercado, você precisará utilizar as horas complementares com cursos mais específicos e que te ajudem a agrupar o conhecimento necessário para atuar na área que você escolheu. Clica aqui e ganha um mapa para se autoconhecer
 
Em caso de você ir trabalhar numa empresa, identifique se ela atribui o valor adequado à TI: nem demais, nem de menos. Explico:
 
  • Atribuir valor demais: parece ótimo, mas pode ser uma armadilha: você terá que mexer na cultura, demonstrando que a tecnologia serve às pessoas, mas são estas as responsáveis pelo uso eficiente e estratégico – pode levar muito tempo
  • Valor de menos: tudo o que você tiver que implementar (e aí vai do seu conhecimento e bom senso), terá resistência e a sua frustração será inevitável
 
Outro ponto:
 
  • Empresas de grande porte: podem se tornar engessadas, pouco adaptáveis à transformação digital: você já observou quantas folhas são impressas nos laboratórios para cada exame médico ou consulta que vai fazer? Já ligaram para você 18 vezes porque esqueceu de assinar um papel, sem verem que você tem agendamento para a semana seguinte
  • Empresas de pequeno porte e/ou familiares: agrupei, pois senti na pele: uma resistência às mudanças, até por apego do jeito antigo como as coisas são feitas
 
Tenha um ciclo de amigos da área de TI: especialmente nos grupos de suporte ao sistema, sempre tem alguém que pode indicar, pessoas que querem ajudar!
 
Se você realmente quiser ser um consultor, aquele Nota 1000 que a Systima Educação forma, você precisa se apaixonar pela carreira, pelos desafios, ir ao cliente e se sentir como um colaborador dele, ter empatia pelos usuários e muito respeito, inclusive pelos que não gostarem de você, aceitar um coordenador de projeto que te oriente errado e tratar isso com muita “elegância” e sem tirar a autoridade que ele tem: não pode ESTAR consultor para ganhar dinheiro, mas ser Consultor para entregar Valor: o Consultor Nota 1000!
 
Quem trabalha com consultoria faz o quê?
  • Ajuda o cliente a eliminar “atritos”, enxugando processos, procedimentos e tarefas que já não agregam valor
  • Automatiza e integra rotinas, via tecnologia dos sistemas de gestão ERP
  • Promove a transformação digital no cliente
  • Ajuda o cliente a ter “pensamento ESG”
 
Em termos mais abrangentes: ser um consultor ERP e se vale a pena pagar por um curso para ser consultor ERP, você sabe o que faz um consultor?
 
SYSTIMA EDUCACAO - Etapas de implantação de qualquer sistema de gestão ERP/O que faz um Consultor ERP

SYSTIMA EDUCACAO – Etapas de implantação de qualquer sistema de gestão ERP/O que faz um Consultor ERP

 
Concluindo:
Para começar com um valor/hora melhor, acima de R$ 50,00, pelo menos 1 ano, se também se dedicar as horas mínimas que falei: é como aprender a tocar um instrumento. Experimenta deixar aquele dia de prática de 1h necessários no violão. Já sente a diferença. Experimente não cortar as unhas no tamanho necessário para ter força nas posições: se sente a diferença. Assim é a sua dedicação para conquistar bons clientes, ser um consultor com uma remuneração acima da média.
 
  • Preço e certificados não preparam um Consultor.
  • Invista seu tempo e dinheiro com uma preparação prévia
  • Não ache que é uma “bed of roses” e nem uma “pleasure cruise
 
Em breve, teremos um e-book como ser um Consultor de Implantação Nota1000. Não fique de fora!
 
Falando sobre a carreira de Consultor em geral, depois dá uma olhada nesse artigo. É sobre consultores em geral, mas no mínimo interessante. E tem esse outro que pode te ajudar com outras dicas.
 
Nós da Systima Educação, esperamos ter ajudado. E, se quiser uma formação completa em sistemas de gestão ERP, acesse aqui.
 
Caso queira saber mais sobre a Academias ERP, ou Academia ERP Essencial da Systima Educação, fique atento e não perca a próxima turma!
 
SYSTIMA EDUCACAO - Academia ERP Essencial

SYSTIMA EDUCACAO – Academia ERP Essencial

 
Confesso que não me simpatizo com o “mercado” de certificações. Porém, aqui a gente pesquisa e passa tudo o que consegue encontrar para você.
]
Há uma norma para nortear as consultorias e como consultores fazerem parte de uma associação. Não trata especificamente sobre consultoria em sistemas de gestão ERP, mas sobre Complience, auditoria de sistemas, entre outros. E boas práticas, aprendizagem só fazem bem, quando não rouba a Criatividade das pessoas, certo?
 
E você, o que achou de tudo isso? Vai se preparar?


As mudanças fazem empresas buscarem profissionais mais qualificados, impactando empregos. Vamos explorar oportunidades de carreira?

O Investimento em você é pra você e por você. Conteúdos para um salto na sua Carreira.

Inscreva-se para receber conteúdos que vão mudar sua carreira

Fique por dentro dos conteúdos semanais e lançamentos da Systima Educação!