Hipótese um: Resistir a Mudanças, ter receio de passar informações para o consultor sobre o seu trabalho pode ameaçar seu emprego.
Hipótese dois: As Empresas querem mais autonomia e reduzir custos com consultorias.
Hoje quero te propor abrir a mente para ser um agente de transformação dentro do seu departamento com a sugestão de uma ferramenta chamada “matriz de criatividade”. Perfeita para por em prática mudanças e inovação!
Premissas x Opostos: estratégia de inovação
Há algumas semanas, me defrontei com um grande desafio: um cliente confiou-me uma avaliação para reduzir perdas na produção. Apenas passei orientações sobre como usar a matriz.
E vou te apresentar a Matriz da Criatividade.
E se você tiver um método, uma ferramenta para apresentar ao seu chefe, ou para você registrar no dia a dia, aquilo que pode ser aprimorado na sua área, nas suas tarefas, na equipe, etc.?
Das razões motivadoras a utilizar essa matriz, a principal:
- Se o tema é desconhecido (ensinar Planejamento e Controle da Produção, não nos qualifica para Gestão Industrial)
- A grande força do uso da Matriz de Criatividade é mapear premissas e opostos frente a um cenário: o caminho de um jovem de 27 anos até à faculdade, reduzir desperdício de ingredientes numa padaria, controle de finanças pessoais, etc.)
Vantagens da Matriz Criatividade – Rich Cox Braden:
- É mais fácil do que a SWOT no sentido de permitir mais espaço de escrita sem classificações e não tem detalhamento como Ishikawa. Caso queira mais detalhes sobre essas tabelas Mas cada item da matriz pode ser detalhado com o uso dessas duas matrizes, se se fizer necessário.
- O mais importante é que analisando, todo empreendedor, dono de uma ideia, empresário, líder de um departamento, pode fazer uso dessa metodologia e entregar a seus times, para que estes tragam as soluções, ou indicadores que fomentem ou refutem premissas ou opostos.
- Promover melhorias ou inovação, tendo em vista ferramentas e metodologias consagradas, frente a uma matriz de inovação voltada mais para novos negócios do que propriamente dito avaliar situação atual.
O desperdício jamais descola com Sustentabilidade
Acrescente a isso, se pensar num modelo ESG – Boas Práticas para o Meio Ambiente, Social e Governança. Desde o menor negócio, a pequena indústria podem aplicar essa matriz.
Você pode retirar todas as colunas além das originais: Premissas e Opostos. O método de preenchimento pode ser após aplicar qualquer tipo de Brainstorming.
Inovação: As Empresas com mais Autonomia nas Consultorias e você pode ampliar a sua capacidade de atuação profissional
Concluindo:
1 – O Mercado de Trabalho está cada vez mais buscando profissionais mais qualificados:
2 – Inovação: As Empresas com mais Autonomia nas Consultorias:
Vagas estão cada vez mais disputadas e acredito que cada colaborador deve ser um consultor/auditor daqui para frente.
Espero ter cumprido o meu papel: planilhas, sistemas, idiomas são os requisitos mínimos que você encontra em 99% das vagas. Cada um de nós devemos construir o seu “plus”, diferencial.
Fontes: