Pular para o conteúdo
EnglishPortugueseSpanish

8 dicas essenciais para quem quer atuar no Setor Fiscal: Parte 2

De todas as 08 dicas essenciais para atuar no Setor Fiscal, tudo o que você viu até aqui pode ser considerado bobo, ou faz algum sentido pra você? 

É, muita gente desistiu da profissão porque achava que não veriam tantos números. E isso é  real!  

Porque o dia-a-dia será rodeado disso e você precisa analisar se os números e linguagens tributárias te estressam ou não.  Não deixe de ler a parte 1 deste artigo.

Fundamentais no Fiscal: Interpretação da Lei Tributária e a Auditoria Fiscal

Uma interpretação errada muda totalmente a tributação e o cálculo, causando uma série de transtornos e faz/desfaz de documentos, estornos, etc. 

Então, é muito importante  que goste de ter contato com números e entender cada um deles.

Já falei com pessoas que disseram: “os sistemas fazem tudo hoje em dia, não é preciso se preocupar”. 

Conferir, auditar e principalmente, fazer a empresa ganhar cada vez mais eficiência: sem conhecimento, nada disso é possível e o SPED que já automatizou muito!

Aí eu te pergunto: o que você fará para o setor fiscal ficar mais estratégico na empresa?

Existem vários cursos,  inclusive da Systima Educação ajuda a você desenvolver as competências certas na área, aliando teoria, recursos tecnológicos, competências profissionais do Analista Fiscal e boas práticas que você poderá implementar na empresa.  

Por mais que hoje tudo seja automatizado pelos sistemas de gestão ERP, as informações são administradas e auditadas pelo analista fiscal

Além disso, sugere-se que para você colaborador ser referência, ser reconhecido, é fundamental reunir outras competências técnicas que envolvem o uso da tecnologia para tornar sua área mais estratégica.

5- Para atuar no setor fiscal é preciso ter boa comunicação

Não é só ter que falar e sim saber transmitir as informações, isto é comunicação.

SYSTIMA EDUCACAO - Boa comunicação

Todos no departamento trabalham com uma demanda que na maioria das vezes passam pelas mãos de todos, então uma boa comunicação não só com a empresa e sim com seus próprios colegas de trabalho é essencial!

A comunicação está ligada também às informações vindas de fora por qualquer meio de  comunicação que pode te informar com alguma mudança na Lei.  

Vejamos esse fato histórico que estamos vivendo por conta da pandemia: leis trabalhistas foram criadas de uma hora para outra, taxas e impostos, mudando de porcentagem em alguns  estados, condições de empréstimos e mudando de maneira rápida. 

Precisamos sempre estar atentos!

6 - Conhecer sobre a legislação tributária é fundamental para o setor fiscal

Sim, um pouco óbvio, mas não saindo do costume desse texto de falar mais uma vez para  você estudar!

SYSTIMA-EDUCACAO-Legislacao-Tributaria-1

Tentar entender sobre as rotinas, os regimes tributários do Brasil (Lucro Presumido, Real e  Simples Nacional) e as obrigações acessórias (municipais, estaduais ou federais) que são  entregues no decorrer do ano, é um fator muito importante!

Não se sinta frustrado se ainda não decorou todas as leis, siglas e alíquotas. 

Isso é  comum. Muitas coisas nós só fixamos quando trabalhamos com isso no dia-a-dia ou quando  estamos sempre estudando.  

Soluções Tributárias mais viáveis - Conhecer Tecnologias e ser mais Estratégico

Por isso, sempre bom ter acesso a um bom conteúdo caso haja alguma dúvida que possa  surgir. 

Nada melhor que entender o que está sendo pedido e calculado.

Saber o porquê chegamos nesse resultado, por onde passamos e, se há uma solução mais  viável para a empresa e entender todo o processo. E isso inclui estar unido com o time da Contabilidade e Custos, para modificar processos produtivos se isso contribuir para redução de custos ou alguma melhoria contábil, sem modificar qualquer natureza legal do uso de produtos, centros de custos, contas contábeis, etc.

7 - Se você quer atuar no setor fiscal, prepare-se para ter atenção a detalhes

Realizar o controle tributário é uma tarefa que demanda tempo e atenção. E com o sistema  ERP ele se torna bem mais rápido e ainda traz exatidão aos números. Mas, lembre-se que ele  é controlado por nós, então a atenção precisa ser constante: cadastros com falhas são os fatores de maior incidência de aplicação da alíquota incorreta, não crédito quando deveria, custos errados, etc. 

Tudo bem que uma coisa ou outra sempre escapará da sua atenção e isso pode ser evitado  com a implantação do ERP e a sua equipe, junto com a rastreabilidade dos movimentos, pode localizar a falha. 

Mas, não leve isso como apenas um erro e sim um aprendizado. 

8 - O analista fiscal precisa de desenvolvimento acadêmico continuado

Existem várias habilidades que vamos adquirindo com o tempo como, o relacionamento entre  os colegas, a comunicação, rapidez, pontualidade e entre outros. Contudo, as softskills constituem uma parte das competências que devem ser conquistadas para o novo papel do assistente/analista fiscal. 

Conhecimento é extremamente essencial independente de qualquer área.  Nunca hesite em procurar estudar mais. 

Se você é auxiliar, procure ser assistente e o assistente procure ser analista. 

A qualificação mais adequada ao seu perfil e objetivos de carreira é fundamental.

As reformas tributárias como o SPED e tecnologias como a Indústria 4.0, cada vez mais é reduzido o volume de trabalho operacional, ficando o estratégico, o tecnológico, o uso de dashboards cada vez mais necessário. 

Os profissionais fiscais são extremamente importantes 

É incontável a quantidade de  empresas que tiveram multas sem necessidade ou quebraram, por falta de um setor fiscal, por falta de pessoas que sabiam  administrar o sistema ERP, por inadimplência na receita federal devido a tudo isso. 

O setor fiscal é amplo e saber de tudo de uma vez é humanamente impossível: mas factível, se dividir em partes, uma vez que  estamos em um País que sempre está em constante mudança na legislação tributária.  

SYSTIMA EDUCACAO - SISTEMAS O que há num ERP Integração Fiscal

Procure não só as Graduações da área como Ciências Contábeis e Direito. Mas, invista em  cursos de T.I. e agregue conhecimentos como regras tributárias. 

Um bom profissional e que se preocupa verdadeiramente com o futuro do seu emprego, tem a visão integrativa da área, as regras que devem ser aplicadas ao negócio (empresa) e a tecnologia como prioridade!

As empresas precisam urgentemente de profissionais que desenvolvam e promovam internamente:

  1. Eficiência processual
  2. Eficiência analítica
  3. Melhoria de processos por meio de métodos ágeis
  4. Eficiência tecnológica

Na Systima Educação, te ajudarmos a ser um protagonista na sua carreira: 

Nossos cursos: Oficinas ERP e Formação de Usuário Chave Top #1 possuem metodologia exclusiva e uma lista de ferramentas revolucionários na área Fiscal. 

E um  deles vou deixar aqui para vocês que é focado no setor fiscal.

SYSTIMA EDUCACAO - MAPA MENTAL - Processo Fiscal

Desafios do Setor Fiscal Ou oportunidades ao bom profissional:

O setor fiscal é um mundo em si maravilhoso em termos profissionais pelas suas infinitas possibilidades, variadas opções de atuação dependendo do setor da empresa e que anda em  constante evolução através da tecnologia, como a implantação ERP e sistemas de integração  alinhados a associação. Além de tudo também está em mudança dependendo do cenário da  legislação tributária do nosso país.  

Veja um exemplo, usando provavelmente um ERP, aqui encontra-se um erro de nota fiscal:

SYSTIMA EDUCACAO - Nota Fiscal Errada - Thais Cassia

 

Torne-se um promotor da eficiência na sua área

Assim, não há rotina monótona nessa área, quem atua estará sempre aprendendo coisas novas. 

Aliás, sugiro você acompanhar conteúdos assim!

Para colocar nossas dicas em prática esteja sempre acessando nosso conteúdo

Aqui, ajudamos profissionais a evoluírem sua trabalhabilidade e empregabilidade.

Gerencie sua evolução pessoal, profissional e desenvolvimento  no seu setor fiscal. 

Concluindo:

Cada profissão está sofrendo mudanças significativas e sinceramente, não sei dizer quais profissões não incluem as tecnologias inerentes a tais profissões: a tecnologia é sim, a responsável pela demissão, mas também por gerar diversas oportunidades. 

Como você vai gerenciar as competências a desenvolver/aprimorar na sua carreira?

Use o Canvas de Talentos: de tudo o que dissemos aqui, ele é um guia para você definir as estratégias de preenchimento das lacunas de competências da sua área.

Quer o seu? Conta pra nós?

Lembra de uma situação que você ajudou a melhorar no setor fiscal da sua empresa e não se esqueça de deixar o seu e-mail.

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você, sua carreira e seu desenvolvimento  profissional. 

Sabia que na Systima Educação temos uma Mentoria chamada Mostre seu Trabalho/Valor?  

Ela ajuda a profissionais em transição de carreira a obter o primeiro emprego: método exclusivo, que parte da base no livro com esse título

Faça parte: No nosso whatsapp, você fará parte de um grupo exclusivo com conteúdos bem legais sobre carreira, dicas e  indicação de vagas. 

E, clique aqui para saber mais como a Systima Educação tem ajudado a profissionais se  tornarem Top. A sair da “base para a análise”.

As mudanças fazem empresas buscarem profissionais mais qualificados, impactando empregos. Vamos explorar oportunidades de carreira?

O Investimento em você é pra você e por você. Conteúdos para um salto na sua Carreira.

Inscreva-se para receber conteúdos que vão mudar sua carreira

Fique por dentro dos conteúdos semanais e lançamentos da Systima Educação!