Como ser um Consultor ERP

Como ser um Consultor ERP

Implantação de Sistemas ERP: Como ser um Consultor ERP? Ser Consultor ERP é uma profissão que exige muito do profissional.

Chamo a sua atenção para te mostrar as qualidades e o perfil ideal se você está iniciando ou se já atua na área e quer melhorar.

O Consultor ERP Nota 1000 é aquele que empregando conhecimento e com o seu trabalho, em resumo, torna a vida dos usuários de ERP mais leve!

Em torno de 60% dos clientes ERP, utilizam apenas 30% dos recursos do software.

Se o cliente tem muitas planilhas em lugar de uso do sistema, a culpa usualmente é mais do analista do que dos usuários. Isso porque ou falta treinamento, ou o usuário não confia no sistema e precisa de controles paralelos. Além de outras razões.

Implantação de Sistemas ERP: Como ser um Consultor ERP, tem o Consultor ERP Nota 1000 e é quem dá completa assistência para que o ERP seja no cliente, o ERP definitivo:

  • Promove o eficiente do sistema ERP e sem dependência desnecessária da consultoria dele e
  • Atualiza o sistema no quesito aderência aos processos da empresa e
  • Deixa o ERP do cliente mais próximo possível do padrão
  • Sabe que ao invés de customizações, pode oferecer muito mais, através de tecnologias como a internet e outras ferramentas que complementam o ERP: BI, SCM, na medida do cliente.

A consequência disso são:

1 – Parcerias fortalecidas, porque ninguém sabe tudo, pois são vários provedores de ferramentas complementares

2 – Credibilidade e Clientes mais satisfeitos e

3 – Projetos de implantação bem-sucedidos

4 – Clientes utilizando plenamente os recursos do sistema ERP, de acordo com os processos dele (nesse vídeo, você tem a apresentação de uma das turmas de #FormaçãodeConsultorERP):

O Consultor ERP nota 1000 – A Consultoria que melhora a empresa do cliente na medida certa

Arnaldo era consultor experiente e foi prospectar uma empresa especializada em fornecer serviços de informações de crédito a empresas. O faturamento vinha 100% de ligações ao setor comercial, que registrava as ligações no CRM e fornecia as informações das consultas efetuadas. A precificação era por CNPJ ou CPF consultado, no valor de R$ 20,00 cada.

Normalmente as ligações demoravam em torno de 10 minutos. Muito para um ambiente de call center, pois alguns clientes faziam consultas de vários nomes por vez.

Eram 15 atendentes na operação e o faturamento era lançado numa planilha para que se fizesse a NF do serviço e o faturamento aos clientes. O CRM não tinha como gerar automaticamente as informações ao Faturamento, de maneira automática.

Havia alguns erros que causavam prejuízos à empresa: cobrar uma consulta de um cliente que não a solicitou. Às vezes, passavam horas buscando os registros de quem solicitou a consulta daquele CNPJ.

Além do estressante trabalho de atendimento, havia no SAC muita reclamação a respeito dessas cobranças indevidas.

Levantamento completo de informações

Arnaldo efetuou o levantamento completo – passou dias na empresa entrevistando os futuros usuários. Não sabia ainda que sistema iria indicar, haja visto que a sua consultoria naquela fase não ofertava sistemas – tão somente levantava os processos do cliente.

Mas esse assunto já lhe preocupava.

Flavio, o cliente e Controller da empresa, buscou o atendimento técnico do Arnaldo, porque esse era o menor dos problemas da empresa, que queria reduzir custos com funcionários também.

Como solução para os problemas do faturamento, Arnaldo deu a ideia de uma plataforma de consulta online. O cliente logado, efetuaria a compra das consultas que desejasse.

O faturamento, agora seria automático, no ERP de vendas. Passando pelo CRM só para o registro do atendimento, que ficava com o status de online – ou seja, originado na plataforma.

Deste modo, seriam geradas todas as informações ao ERP de Vendas e Financeiro. Jamais seria feita uma cobrança errada, eliminando definitivamente esse problema.

O quadro de atendentes ficou reduzido a 05 em apenas 06 meses da implantação desse recurso. Tudo estava integrado por meio de bancos de dados e o ERP/CRM que possuía todas as soluções de forma integrada.

A plataforma também permitia compra de créditos para uso posterior, como uma conta corrente. Para a empresa em si, alguma coisa na área contábil e fiscal alterava, pois o cliente pagava antes de utilizar. Mas nada complexo.

Implantação de Sistemas ERP: Como ser um Consultor ERP, define regras para gerar mais economia com mão de obra e eliminação de erros de cobrança, assim como a melhoria do atendimento, ficando agora o mesmo num time mais enxuto.

Quais as qualidades do Consultor Nota 1000

1 – Ele sabe tratar os usuários com simpatia e empatia

2 – Conhece regras de negocio

3 – É pontual com os horários e nas entregas do projeto

4 – É criterioso com a documentação de customizações – faz e as entrega ao cliente

5 – Trabalha muito bem em equipe e possui por natureza, características de liderança.

6 – É proativo – antecipa-se a problemas, falhas e percebe oportunidades: neste caso, sugeriu o desenvolvimento da plataforma

7 – É ético e honesto – sabe ver nos controles paralelos e nas especificidades do cliente, formas de implementar o sistema no padrão, sugerindo novos módulos ou criação de relatórios

8 – Sabe que ao participar de uma atualização de versão, sugere um mapeamento de aderência em face às novas funcionalidades do software para ir tornando o sistema cada vez mais próximo do padrão.

9 – Sabe reconhecer no seu cliente, nova oportunidade de aprendizado e de agregar valor, única e exclusivamente aplicando seu talento técnico, seu conhecimento e sua “profissionalidade.”

10- Não quer customizar o sistema, sem que haja real necessidade.

11 – Documenta todas as fases do projeto de implantação, inclusive as customizações e os fontes.

É um consultor visionário e que sabe melhorar a qualidade de vida dos usuários e valoriza cada um, sem mimá-los. Para complementar esta leitura e você ver se os desafios de se tornar o Consultor ERP Nota 1000 vai de encontro aos teus anseios e ideais

#AcademiaERPEssencial, #OSeuERPDefinitivo, #ConsultorNota1000

Para ser um consultor assim e gerenciar a própria agenda, faça o curso Academia ERP Essencial.

Deixe uma resposta