Carreira em Transição: Como não perder o meu emprego Parte 1

Carreira em Transição: Como não perder o meu emprego Parte 1

Primeiro: As Empresas querem mais autonomia e reduzir custos com consultorias

Adicione ao seu conhecimento Ferramentas para a Estratégia e Inovação – matriz Criatividade:

Qual a intenção de uma empresa de manter um colaborador que não está preocupado com a situação do mercado e muito menos com a empresa?

Então, adicionar conhecimento e colocar em prática, é o princípio de tudo.

Hoje vamos falar de uma ferramenta bastante simples de usar para a solução de problemas ou para implementar a Inovação:

é um modelo que pode ser utilizado nos mais diversos campos tanto da vida pessoal, como no mundo corporativo, departamental, etc.

Premissas x Opostos

Essa ferramenta ajudará de um jeito bem simples a mapear a situação atual e reunir avaliações dos colaboradores, para captar impressões que muitas vezes não está nos indicadores, simplesmente informando seus “opostos”. Exemplo bem simples: qual o oposto de fast food?


Que tal reduzir em 23,5% em menos de 30 dias o número de peças erradas, atendendo à sugestão de uma auxiliar de produção em doar para projetos sociais o correspondente em economia.


E eliminar chamados da TI por identificar que os equívocos nos registros do sistema eram atrelados a cadastros repetidos e sem manutenção, revertendo 4h diárias do assistente fiscal, corrigindo notas e precisando acionar a TI para reportar esses erros e solicitar os ajustes via reprocessamento.

Há algumas semanas, me defrontei com um grande desafio: um cliente confiou-me uma avaliação para reduzir perdas na produção.

E você pode aplicar nas suas atividades, no seu planejamento de desenvolvimento pessoal e no seu departamento.

Segundo: Das razões motivadoras a utilizar essa matriz, a principal: 

  • Se o tema é desconhecido (ensinar Planejamento e Controle da Produção, não nos qualifica para Gestão Industrial)
  • A grande força do uso da Matriz de Criatividade é mapear premissas e opostos frente a um cenário: o caminho de um jovem de 27 anos até à faculdade, reduzir desperdício de ingredientes numa padaria, controle de finanças pessoais, etc.)

Vantagens da Matriz Criatividade – Rich Cox Braden: https://www.linkedin.com/in/richardlcox/

  • É mais fácil do que a SWOT no sentido de permitir mais espaço de escrita sem classificações e não tem detalhamento como Ishikawa. Caso queira mais detalhes sobre essas tabelas Mas cada item da matriz pode ser detalhado com o uso dessas duas matrizes, se se fizer necessário.
  • O mais importante é que analisando, todo empreendedor, dono de uma ideia, empresário, líder de um departamento, pode fazer uso dessa metodologia e entregar a seus times, para que estes tragam as soluções, ou indicadores que fomentem ou refutem premissas ou opostos.
  • Promover melhorias ou inovação, tendo em vista ferramentas e metodologias consagradas, frente a uma matriz de inovação voltada mais para novos negócios do que propriamente dito avaliar situação atual.

Terceiro: O tema desperdício jamais descola com sustentabilidade

Pensar num modelo ESG, mesmo uma pequena indústria pode aplicar essa matriz

Você pode retirar todas as colunas além das originais: Premissas e Opostos. O método de preenchimento pode ser após aplicar qualquer tipo de Brainstorming


E preencher as demais colunas está totalmente desobrigado de ser feito no mesmo momento.


O emprego dessa ferramenta pode ser útil a colaboradores e membros de equipe, empreendedores e empresários, antes ou depois da implantação de um sistema, como uma pré-lista de requisitos para a implantação de um sistema que futuros usuários ou usuários levem à TI.


Possibilitar que uma pequena empresa possa reduzir gastos com consultorias, realizando levantamentos que podem levar semanas ou meses, ou permitir um levantamento antecipado facilite o trabalho de consultores mais experientes. 


Qual a sua impressão? Que seu uso seja expandido e qualquer feedback, comentário sobre a sua experiência a no uso dela, ou suas impressões a respeito, será bem-vindo.

Quarto: Análise da Situação Atual Comparativa: Premissas x Opostos

Inovação: As Empresas com mais Autonomia nas Consultorias e você pode ampliar a sua capacidade de atuação profissional: já pensou nisso?

Sobre a matriz, constitui ferramenta para levantamento da situação atual (premissas) e detectar os opostos (situação desejada ou ameaças); pode ser aplicado à inovação, registros de ideias para lançamento de um produto/serviço.


As premissas retratam a situação atual, os opostos podem retratar uma situação desejada, mas é sempre relacionado a uma premissa apenas. Para cada premissa pode haver mais do que um oposto.


Ao se falar sobre produtos, processos, pessoas, tecnologia, um oposto pode impactar nos 3R, positiva ou negativamente.

Afetar negativamente um negócio por inobservância no tocante ao impacto ambienta, social, de governança e sem levar em conta os 3R´s pode causar prejuízos sem precedentes a uma organização, ideia ou negócio.

Assim como uma decisão por projeto ou ação, poderá causar impactos internos ou externos à organização, ou ambos.

Cada item pode ser detalhado nas matrizes SWOT ou Ishikawa e

Parte 1 e 2: Tabela Premissas x Opostos, Impactos, Indicadores

Concluindo:

Inovação: As Empresas com mais Autonomia nas Consultorias

A cada dia, vemos descrições de vagas com inúmeras exigências frente ao perfil de um colaborador.

Muitas vezes são cargos que exigem funções, formação e atividades incompatíveis com com os salários que estão anunciados.

Mas os colaboradores recebem instruções, treinamentos e ferramentas que podem muni-los da força necessária para apoiá-los no seu dia a dia? Será que um ou vários sistemas, além de inúmeros controles paralelos são os recursos que eles necessitam?

Quando seus colaboradores, as equipes questionam procedimentos e propõe melhorias, que tipo de respaldo dão a isso?

Não vou enumerar algumas pelas quais todos já passamos. Não é o caso.

Cada colaborador, gestou ou empreendedor, pode obter as respostas que desejarem, desde que abram espaço para o levantamento das premissas e identifiquem seus opostos e quais projetos relacionados e do mesmo modo, incentivem os comportamentos proativos de seus colaboradores.

Deixe uma resposta