Pular para o conteúdo
EnglishPortugueseSpanish
Sustentabilidade nas organizações e nos Sistemas ERP

Sustentabilidade nas organizações e nos Sistemas ERP: É pra ontem!

Revisado em 03/03/2022 

Primeiramente, contextualizando Sustentabilidade nas organizações no quesito da Lei 12.305/10, de Resíduos Sólidos:

Somos todos responsáveis pelos resíduos que gerarmos, por reduzir a quantidade destes e por seu descarte adequado.

Sempre falo sobre práticas nas implantações dos sistemas ERP que levem a um uso eficiente do sistema.

Pensando não somente na qualidade de vida dos usuários, mas nas implementações desses sistemas.

A usabilidade é uma evolução continuada.

Não é só implantação de sistemas: a experiência do usuário na aderência do projeto e a interface e recursos do software andam juntas

A TI Verde não olha somente para a economia de energia elétrica.

O uso de meios de pagamento e recebimento eletrônicos ou equipamentos com selos de economia de energia e nem exclusivamente softwares de gestão de energia em seus data centers.

Consultor ERP Nota1000 - Parte I
SYSTIMA EDUCACAO - e-book Consultor de Implantação ERP Nota1000 Parte I: Porque o Consultor que não praticar isso, ficará abaixo da média.

A TI Verde e os Sistemas ERP

Os sistemas ERP, devem ter acoplados na implantação e na solução em si, formas de preservar as boas práticas e comprová-las. Até mesmo gerando relatórios (visuais) de economia gerada com uma operação colaborativa, por exemplo.

Se de fato nos atentarmos a qualquer Sistema ERP, num módulo de Gestão de Compras, é possível configurar e parametrizar compras de equipamentos eletrônicos, como servidores unicamente com certificação PROCEL?

A TI Verde e Maneiras de Evitar Desperdícios

Desde um conjunto de parâmetros, equipes de compradores autorizados e vinculados a esse ativo (produto também em alguns sistemas), além de definição de políticas de compras documentadas, implicará em pequenas etapas dessa parametrização e consolidação das políticas via documentos, ou obriga à adoção de nova ferramenta de ERP, por não aderência, ou ainda mais grave: inexiste flexibilização – uma vez parametrizado com determinadas restrições, valerá para todo e qualquer produto? Ou será que implica em ainda mais tarefas para os usuários?

ERP Ajudando as Empresas a serem ESG: Cenários

SYSTIMA EDUCACAO - BlogPost Sustentabilidade ERP Processos de Compras

E se a empresa usuária do ERP tiver uma frota própria e por decisão, implantou um TMS – Transport Management System e, por uma questão de viabilidade e sustentabilidade, compartilhar seu veículo com outras empresas para uma Logística Colaborativa e com isto, além de economia, obter relatórios de redução de emissão de poluentes de CO2, no próprio ERP e, não puder implementar no TMS, haja vista que:

1 – ou utiliza uma modelagem configurada para carga própria,

2 – ou uma modelagem para transportadora (uma excluindo a outra)

Impedindo deste modo as empresas e o meio ambiente de se beneficiarem desse modelo?

Neste caso, seria a empresa obrigada a reimplantar o TMS, ou adquirir uma solução de roteirização que permita tal flexibilidade?

SYSTIMA EDUCACAO - banners para promoção de infoprodutos - FALHAS ERP CARREIRA
E se esse desafio todo for o seu maior Sucesso?

E você vai a uma empresa fazer um LNT – Necessidade de Treinamento e são impressas e arquivadas em arquivos gigantes as cotações!

Cada vez que se faz uma cotação, deve-se reunir as 03 últimas para o diretor assinar a vigente

Você imagina que um ERP possibilitando configurar assinaturas e alçadas com rastreamento desses eventos, tenha uma implantação assim?

Ai que vontade de esganar o analista

Nos cursos aqui da Systima a gente costuma dizer que se o cliente usa mal o sistema, a culpa é do analista!

Economia criativa e a sustentabilidade nas organizações

Estou apresentando dois exemplos, apenas para ilustrar que operações e sistemas, deverão mais do que nunca considerarem Logística Reversa, Economia Colaborativa e desenharem nas suas soluções tecnológicas, bem como seus processos, considerando e otimizando esses pontos.

Sistemas de Gestão ERP: Processos e Recursos facilitando operações para o ESG das organizações

Um sistema ERP para ser considerado “solução”, já não pode mais amarrar processos de modo que se perca uma funcionalidade, para obter outra; as organizações precisam pensar cada vez mais “Verde”, pois nós os consumidores já olhamos selos “Abrinq” e levamos em consideração na hora de comprar um sapato, levando a peça também pelo selo.

Os fatores de sustentabilidade (ainda não temos selos para operações sustentáveis, verdade?). Indicadores nativos de quanto economizou de energia a não ser se implantar softwares como os MES), lixômetro que deixou de ir ao meio ambiente, etc.

Sistemas de Gestão ERP: se suas funcionalidades, recursos e meios de criação de KPI´s não facilitam isso aos clientes, obrigando-os a implementarem outros softwares, está na hora de repensar… 

Como um ERP possibilita, sem customizações, um cliente que tenha como matéria prima PET transparente triturado, com incentivos fiscais – infelizmente, ainda não há incentivos (aqui já verifiquei que pelo contrário, é pago 18% ou 19% de ICMS).

SYSTIMA EDUCACAO - banners para promoção de infoprodutos - ebook Consultor
SYSTIMA EDUCACAO Já pensou em ser um Consultor N1000? Pense e faça grandes projetos de implantação de ERP, ajudando seu cliente a ser ESG!!

Sistemas de Gestão ERP e Lei de Resíduos Sólidos 12.305/10

A Lei sobre Resíduos Sólidos 12.305/10, prevê que devemos gerar cada vez menos resíduos. Que cada um é o responsável pelo resíduo que gerar e algumas embalagens, como remédios, devem voltar à origem (logística reversa).

Voltando para o caso do PET triturado, matéria prima na produção de telhas plásticas translúcidas – feitas desse PET. 

É seguro dizer que o seu ERP somente necessita de configurações fiscais: a operação de venda do produto e a entrada da embalagem, certo?

E a empresa que comercializar essas telhas? A rastreabilidade desta embalagem de ponta a ponta, como um ERP efetuará o controle

A embalagem será um produto? Terão uma estrutura para a montagem dar baixa no estoque com a identificação de número de lote na caixa?

O ideal é um conjunto de atividades sem customização e sem tantas etapas, mas é possível? Ufa! Quantos detalhes a se pensar!

Sistemas de Gestão ERP - Governança e Meio Ambiente

O Município de Mariana não estava embaixo de lama, como algumas pessoas pensam. Segundo um guia de turismo numa viagem bem recente que fiz, mas o Projeto Renova, da Samarco, é só para “inglês ver”.

No entanto, pelo triste “aniversário” e baseada em algumas informações, a recuperação ambiental está sendo feita, sim.

Fato é que a Lei 12.305/10, de Resíduos Sólidos, não tem prescritibilidade. Significa que de hoje há 15 ou 20 anos, uma empresa poderá ser responsabilizada por resíduos descartados erroneamente.

E é no quesito “descarte correto” que a TI Verde deve olhar. Elementos que fazem mal à saúde, o cadmio dentre outros. Em estando presentes em placas, monitores, celulares, computadores, se descartados de maneira errônea, devem impactar em crime ambiental. E os ERP´s devem comprovar o descarte correto – se por meio de módulos contábeis, de ativo fixo, etc.

Sistemas ERP - Implantação e sistemas consideram somente os aspectos tecnológicos?

Por fim, um ativo imobilizado para uma organização. Esses equipamentos, no módulo de Ativo Fixo, deve contemplar a baixa do bem. Visando a obsolescência ou outro item de baixa de ativo mais adequado.

Assim como as práticas tanto no sistema como no mundo físico, obedecerem aos princípios de descarte correto do e-lixo e da  “gestão integrada de resíduos sólidos”, termo que extraí desse site, sendo esta uma responsabilidade das organizações e de cada cidadão.

Licenças de funcionamento, investimentos, empréstimos.

Tudo pode ser recusados às organizações que não estiverem cada vez mais atentas às práticas e aos processos sustentáveis. Não somente na economia de impressão de papel ou de energia: E, cá entre nós, não arrepia você fazer um exame e ter tanto papel para assinar?? 

Culpa dos “designers de processos e dos ERP´s, concorda?

E a imagem da organização, como neste caso, levará muito mais tempo para se recuperar!

Concluindo:

A Sustentabilidade nas organizações e nos sistemas ERP – todos preparados, será respondido se as softwarehouses pensarem em seus produtos, de modo a permitirem as boas práticas da Sustentabilidade COMPROVADAS.

A solução ERP deve ser desenvolvida e implementada de forma a contemplar operações e procedimentos.

Sempre visando a qualidade de vida dos usuários, as práticas adequadas de sustentabilidade, em especial com o meio ambiente e com a Sociedade.

Todos abrangendo a Economia Colaborativa, Fracionada. E, acoplando as funcionalidades necessárias no sistema ERP e no projeto de implantação do ERP também.

Aqui entre nós, sonho com as notícias de que a Indústria Extrativista está perdendo terreno para a Indústria de Retirada: afinal, não é bacana presentear quem você ama com algo feito de plástico que foi retirado dos oceanos?

Emprego | Áreas exigem Profissionais Estratégicos: Setor de Compras – Duplicate – [#19908]

O mundo, mercado e empregos estão em uma transição desde a pandemia.
As organizações cada vez mais exigentes na qualificação de seus profissionais por conta da evolução tecnológica, estão ansiosas pelas respostas de seus colaboradores aos desafios diários e que estes queiram progredir e colaborar no progresso do negócio, muito mais do que apenas desempenhar suas atividades diárias, pois essas estão cada vez mais automatizadas.
O Setor de Compras passa por avanços tecnológicos para aprimorar sua estratégia.
Aqui explanamos a respeito da Solicitação de Compras e da Cotação de Preços.

Leia mais »

Emprego | Áreas exigem Profissionais Estratégicos: Setor de Compras

O mundo, mercado e empregos estão em uma transição desde a pandemia.
As organizações cada vez mais exigentes na qualificação de seus profissionais por conta da evolução tecnológica, estão ansiosas pelas respostas de seus colaboradores aos desafios diários e que estes queiram progredir e colaborar no progresso do negócio, muito mais do que apenas desempenhar suas atividades diárias, pois essas estão cada vez mais automatizadas.
O Setor de Compras passa por avanços tecnológicos para aprimorar sua estratégia.
Aqui explanamos a respeito da Solicitação de Compras e da Cotação de Preços.

Leia mais »

CURSOS ERP IN-COMPANY

Eleve a motivação dos seus usuários com os treinamentos personalizados da Systima Educação – Conheça os treinamentos In-Company .

As mudanças fazem empresas buscarem profissionais mais qualificados, impactando empregos. Vamos explorar oportunidades de carreira?

O Investimento em você é pra você e por você. Conteúdos para um salto na sua Carreira.

Inscreva-se para receber conteúdos que vão mudar sua carreira

Fique por dentro dos conteúdos semanais e lançamentos da Systima Educação!