Pular para o conteúdo
EnglishPortugueseSpanish
Carreira em Transição

Carreira: Enviar CV está fora de questão? Como as empresas podem me encontrar?

Quais as saídas depois da desolação pela perda do emprego, ou para ser promovido? Devo enviar o meu CV?

O primeiro ponto que você deve considerar:  

Quanto mais o tempo passe e não administrar as lacunas de competências, ou seja, o que você precisa saber, aprender, conhecer para realizar determinadas tarefas e funções, mais se fica “atrasado” e, portanto propenso a ter dificuldades com a sua recolocação no mercado.

Cerca de 44% das empresas não conseguem contratar funcionários qualificados, segundo estudos e vários sites.

As tendências de contratação para 2021 e nos próximos anos, fazem as empresas olharem entre outros aspectos, para a formação. E não apenas a graduação, mas a formação técnica é muito bem-vinda.

Uma coisa é certa: a tecnologia substitui sim a mão-de-obra operacional, básica.  

Por outro lado, sabe aquele ditado: “Deus fecha uma porta e abre uma janela?”

As tendências de contratação para 2021 e nos próximos anos, fazem as empresas olharem entre outros aspectos, para a formação. E não apenas a graduação, mas a formação técnica é muito bem-vinda.

Uma coisa é certa: a tecnologia substitui sim a mão-de-obra operacional, básica.  Por outro lado, sabe aquele ditado: “Deus fecha uma porta e abre uma janela?”

É pura verdade!

Há oportunidades “escondidas”, além de fazer mais e melhor, que estão em nossas mãos, basta você se preparar para isto. 

Sem mais blá, blá, blá, selecionamos para você as características que você deve incluir já no seu checklist.

Carreira: 12 Dicas Infalíveis para você por em prática hoje e melhorar o seu CV!

  1. Quanto você se empenhou em aperfeiçoar o seu conhecimento? Quantos cursos fez? Aprimore-se continuamente
  2. Nas atividades diárias, questione, pesquise na internet e observe: por que certas coisas são feitas? Elas são relevantes? Há como fazer mais rápido? O que outras empresas iguais a sua estão fazendo? Incentive melhorias e veja em você o que falta aprender a respeito
  3. No sistema de gestão: as ocorrências são a) falta de conhecimento seu ou da equipe b) erros do sistema, c) falta de atualização legal, d) erro de cadastro, e) erro de conferência, f) erro de implantação, g) erro na hora de extrair a informação? Gere um controle seu a respeito disso! É fundamental você saber classificar as falhas no uso do sistema
  4. Seja colaborativo com as pessoas da sua equipe: há algumas maneiras de fazer isso e vou te contar!
  5. Mostre o que você sabe: ajude e esclareça dúvidas: te ajuda a aprender mais, fomenta as informações a respeito dos tópicos acima 2 e 3 
  6. Identifique quais tecnologias estão sendo implementadas e em que irá afetar o seu trabalho: Por causa do PIX você terá facilidades no dia a dia? Ele substituirá alguma atividade? Incrementará procedimentos e tarefas? O uso de cheques será eliminado de vez na sua empresa? Pesquise, aprenda, observe!
  7. Saia na frente: é necessário aprender inglês? Aprenda espanhol junto, planilhas? Aprenda Power BI ou outra ferramenta
  8. Crie seus próprios indicadores de gestão de performance: quantos erros foram cometidos nesse mês na entrega? Quantas vezes você tentou realizar uma tarefa e deu erro no sistema? Etc. 
  9. Você não está competindo com a equipe e muito menos com seus chefes: observe se pode apresentar sugestões, mas esteja sempre preparado
  10. Sinta as oportunidades da empresa: se não derem abertura, se seu líder disser que não precisa, que “já tem”, roubar a sua ideia, continue colaborativo
  11. Fique longe de rodas de fofoca: mesmo se acharem que você é “puxa-saco”, excluírem você das conversas: mostre-se solidário e colaborativo e nunca, nunca caia na armadilha de falar nem bem e nem mal de quem quer que seja e muito menos da empresa e das condições de trabalho
  12. Não há melhora e ninguém te dá ouvidos? Então prepare-se para ir embora
 

Você será Buscado pelas Empresas!

Há um episódio do ResumoCast, chamado “Mostre seu Trabalho”, um livro que norteou algumas das mentorias que temos aqui na Systima Educação, para fazer você se destacar no mercado, ser mais competitivo sem entrar em competição! Só siga o método e adote essas 12 dicas.

Mude a sua mentalidade, se você:

  • Acha que é dever da empresa pagar o seu curso
  • Pensa que já sabe o suficiente no seu trabalho
  • Que você faz muito bem a sua parte, embora os outros, não

Esse é o lado negativo, oposto que coloca você em embate no cenário atual e te deixará pra trás, sendo até desconsiderado pelos seus pares e chefes para implementação de melhorias.

Vamos a um exemplo prático? 

Há um erro na nota fiscal: o crédito de ICMS que deveria ocorrer não ocorreu, pois se tratava de matéria-prima.

Na Vida e no mundo corporativo, sempre que temos uma situação adversa, devemos olhar para: curto, médio e longo prazo x o que pode ser feito para corrigir/mitigar/melhorar.

O modo como os problemas são resolvidos são maneiras diferentes de serem solucionados

a) Manda a carta de correção
b) Informa a TI que é um erro do sistema
c) Exclui a nota, porque ela foi lançada errada (lembrando que é preciso verificar se pode fazer isso)
d) Vai reclamar com o pessoal do Recebimento, que registraram a nota errado
e) ICMS quando afeta produto, é um imposto cobrado “por dentro”. Se o crédito se refere à matéria-prima, é preciso olhar se o cadastro está correto e corrigir; também pode ser a seleção do código fiscal, que não tratou como entrada de matéria-prima: verifica se foi usado o código correto; o código correto foi usado, mas o que estava errado era a construção do Tipo de Entrada e Saída, que pegava o CFOP, mas não preenchia corretamente o campo de crédito do ICMS. E ainda havia outro erro: estava desabilitado o cálculo de ICMS.

A forma de você resolver esse problema fará diferença.

Obviamente a alternativa correta é a “e”, mas não é tudo: pensando no curto, médio e longo prazos e corrigir/mitigar/melhorar, ainda é preciso adotar outras medidas.

Não que as outras opções estejam completamente erradas: possivelmente todas elas precisem ser adotadas e em momentos diferentes.

Para esse artigo não ficar muito longo, esse é tópico para outro momento.

Veja como Jane tem iniciativas positivas que não estão totalmente voltadas para a sua área, mas que lhe proporcionam um horizonte do que pode ser ajustado na empresa:

Porque se você não fizer o “diagnóstico” de você, você perderá #oportunidades, mas possivelmente, você esteja em #trasiçãodecarreira.

Sistemas: Saber usar ou implantar: seja consultor nota 1000 ou usuário chave top1

Por que eu estou falando isso pra você? 

Porque fui exatamente assim: enquanto a equipe em que eu estava, nem todos dominavam um idioma, fui aprender três de uma só vez; enquanto havia especialistas em determinadas áreas, busquei aprender todas as áreas o mais que podia. Trabalhava vésperas de Ano Novo, de madrugada e adorava…

A colaboração, repartir o que se sabe, jamais rouba seu lugar! E acuso falta de reconhecimento da empresa? Jamais!

Você acredita que seja esse o caminho, se eu: 

 

  • aprendi dois idiomas 100% por conta da empresa, o que me permitiu investir a aprender um terceiro idioma
  • tive subsídio para um MBA numa faculdade de ponta
  • aumentos salariais e mudanças de step, devido ao meu comportamento obedecendo, seguindo fielmente as 12 dicas acima
  • fui referência no que fazia: ensinava o necessário, num conjunto de módulos do sistema e desenvolvimento de customizações simples, o que correspondia o essencial para ficar num país quase 40 dias e que os analistas tivessem o preparo correto para irem a campo.
 
E obtive diversas recompensas…  

 

Aqui te conto toda essa trajetória e convido você para uma reflexão:

  • É saída acusarmos terceiros, ou as crises por nossas próprias limitações? 
  • A competência técnica e os idiomas, te levaram aonde você queria? 
  • Como descobrir quais são essas limitações: Técnicas? Comportamentais?

Carreira: Se enviar CV está fora de questão, como ser encontrado pelas empresas?

Não tem fórmula mágica. E, é construção. 

Se você já se sentiu até traído por se sentir “esquecido” numa promoção, ter gente menos qualificada sendo reconhecida, contratada e escolhida para liderança, então esse é o seu termômetro!

Processos automatizados, digitalizado, parte dessa Transformação Digital no universo corporativo. 

Há décadas máquinas e equipamentos são integrados a sistemas e interligam organizações tais como: bancos, Governo e empresas. E, na carreira: se enviar cv está fora de questão, como as empresas podem encontrar você? Como consequência, uma profissão passa por mudanças constantemente:

  • Biometria e Reconhecimento facial: hoje você faz login e aponta as horas trabalhadas pelo celular 
  • GPS: capta a sua localização e, para trabalhos remotos, indica a localização dos usuários: numa fazenda, não é necessário ir à administração; possivelmente relógio de ponto numa fábrica, prontamente poderá ser eliminado
  • Relógio de ponto, CNAB, já existem há décadas e até estão sendo substituídos por celulares e apps ou sendo reformulados 
  • PIX, SPED´S, pagamentos por whatsapp, e-social, etc.: transmissão e recepção de dados fiscais, contábeis e trabalhistas
SYSTIMA-EDUCACAO-SISTEMAS-DE-GESTAO-ERP-Fluxograma-300x225

A Transformação Digital e as transformações dos processos:

  • O lançamento de nota fiscal de entrada é igual ao de cinco anos atrás?
  • Qual a rotina de áreas como Contas a Pagar/Receber? Baixas, multas, ou lançamentos manuais de títulos ainda existem? Nessa área, até um agendamento, que pode ser manual, requer uma assistência de quem o faz ao gestor, assessorando-o no porquê esse ou aquele título deve ser agendado ou reagendado: conhecimento da operação e de números: aliás, quais inovações o PIX vai trazer para a sua área
  • E a área de Compras? Material de escritório e de uso e consumo: você acessa um site ou possui compras por assinatura desses itens?
  • A NF-e é um arquivo eletrônico e importada no sistema, porque vem no formato de xml ou json – basta conferir e alterar a codificação – isto se o seu sistema de gestão, estiver configurado errado e não tiver uma “customização necessária”.

Você tem uma estratégia, com metas e prazos definidos para aprimorar as suas competências?

A automatização de processos necessitam de profissionais além do nível operacional, com um perfil novo

Com exemplos dos cargos de comprador júnior e auxiliar/assistente financeiro.

A oportunidade de “upgrade” nessas profissões, porque se não, podem perder cada vez mais espaço para:

  • Aliados à gestão, apresenta dados consistentes sobre a operação, das suas rotinas e dos impactos da empresa. Ex.: Relação de Baixas de Títulos a pagar, mas com as configurações apropriadas de imposto, natureza financeira e busca no sistema como extrair essas informações
  • deixando os “silos departamentais” e a mentalidade de fazer a sua parte
  • Compreender que os sistemas integram a empresa no seu todo e que os contadores, os analistas de custos não são os “chatos das planilhas”
  • Entender que a TI  não é boa o suficiente quando e se causa intimidação  nos usuários com linguagem técnica em excesso
  • aproximar de mente aberta aos gestores da TI que tiverem comprometidos em promover a melhoria do uso das soluções tecnológicas
  • Compreender que ensinar, multiplicar é muito mais benéfico do que reter ou ter a mentalidade: “eu aprendi, o outro que aprenda”, “eu fiz a minha parte, o outro que se vire”.

Os profissionais que as empresas desejam encontrar

Na implantação dos sistemas de gestão, as atividades são simplificadas, estão passando pela #TransformaçãoDigital e cada vez mais automatizados e substituem:
  • mão de obra
  • equipamentos mais econômicos e conectados à internet
  • integrando tudo isso aos sistemas de gestão.

Transformação Digital é inevitável, seja por necessidade de uma empresa de se manter competitiva, no mercado, ou pelas imposições legais, trabalhistas e tributárias. 

E, te pergunto, arriscando a dizer: entre manter gastos com o time da TI, com o suporte ao sistema, ou usuários chave: que desenvolvem habilidades de parametrização e atualizações mais simplificadas no sistema, incluindo treinamentos a outros usuários:
  • Se pode deixar os sistemas em cloud,
  • Contratação por assinatura de diversos serviços de TI
  • Suporte à infraestrutura o suficiente para operações simples, ou também migrar para hospedagens
  • Terceirizar mais processos por meio do BPO – Business Process Outsourcing

Das habilidades que você deve aperfeiçoar/desenvolver, contar com o seu conhecimento, se você agregar

  • saber as operações, legislação, regras de negócio
  • uso inteligente dos recursos do sistema
  • sabe gerenciar indicadores
  • sabe propor melhorias com dados consistentes

Aprender é contínuo e observe o perfil que você ganhará muito se traçar um plano de ação e se desenvolver:

Se você identificar a oportunidade que está aí, você vai: 

 

  • Fazer cursos curtos
  • Ajudar a empresa a reduzir atritos: seja um caçador de atritos
  • Aprender sobre duas das profissões que passaram por uma mudanças: seja de mentalidade: Consultor de Implantação de Sistemas Usuário Chave

 

Toda essa Transformação Digital que estamos passando, as #oportunidades e o impacto das mudanças atuais, abrem portas a você.

Como parar de enviar CV e de procurar emprego e mesmo assim ser encontrado por ótimas Empresas?

Quando se busca recolocação, muitas vezes com um #currículoimpecável, é preciso passar por diversas etapas e expectativas para competir bem por uma vaga:

  • A cobrança por experiência e conhecimento em ferramentas é cada vez maior, justamente porque as empresas buscam minimizar os investimentos em treinamentos – saber a mais, será um diferencial (por enquanto)
  • O pleno conhecimento em tecnologias: sistemas de gestãoplanilhaseditores de texto, etc.
  • e como você utiliza todos esses recursos para a melhoria dos resultados da empresa
  • A sua relevância se concretiza quando: tem história sobre qual o volume, valor, indicador que você ajudou seus gestores a melhorarem

Já pensou o seu futuro chefe encontrar você porque viu um artigo no seu blogue?

No Linkedin, vejo artigos da área fiscal com exemplos, esclarecendo um erro, etc.

Carreira: O que você não sabe sobre os sistemas de gestão e ninguém vai te contar

E por falar em sistema de gestão ERP? O que são? Você já usou algum? Você domina os recursos que ele tem?

Quanto do que você sabe e quanto você aprimora fazem toda a diferença para todas as profissões.

As dificuldades em se encaixar em vagas serão cada vez maiores com as empresas buscando profissionais mais experientes e capacitados, ou seja, com um nível de exigência cada vez mais alto em competências e no uso de tecnologias, como os sistemas de gestão ERP. Vamos aos exemplos com compradores:

VAGA 1: Comprador: A Combinar 1 vaga: Diadema – SP (1)Publicada hojeOrçar, negociar e comprar mediante as solicitações de compras com o melhor fornecedor entre custo e qualidade; ? Comprar materiais para suprir a fábrica com matéria prima e componentes, comprar materiais de limpeza, escritório, revenda, predial, ferramentas, ? Fazer follow up do pedido até a entrega do material;Experiencia com o sistema TOTVS – Protheus: https://www.catho.com.br/vagas/comprador/17026701/

VAGA 2: Comprador De R$ 2.001,00 a R$ 3.000,001 vaga: Rio Claro – SP (1)Publicada hojeReceber requisições de compras, executar processos de cotação e concretizar a compra de serviços, produtos, matérias-primas e equipamentos, acompanhar fluxo de entrega e desenvolver fornecedores.Graduação em Administração ou área afins. Desejável conhecimento do Sistema SAP: https://www.catho.com.br/vagas/comprador/17027188/

Quanto mais você souber sobre esses sistemas e mais explorar os recursos e integrações que eles possuem, o maior beneficiado é e será sempre a sua carreira.

Alguns exemplos: as atitudes de um comprador que as empresas buscariam:

  • Acompanha o recebimento de fornecedores novos? Quantos? Critérios utilizados para a qualificação dos mesmos estão conforme o manual da qualidade da empresa?
  • Antes de “demeritar” o fornecedor, marcava uma reunião com ele, ia até a empresa dele, tendo como recompensa o respeito da equipe da produção, ou comercial? 
  • Avalia o “desempenho” de uma compra e quais resultados ainda poderiam ser melhorados?
  • Se, fazia tudo isso, em que está se aprimorando: extrair relatórios e consultas, Análise de Dados, Mapeamento por BPMN…

Porque é contínua a necessidade por aperfeiçoamento.

Isto é, saber o que o sistema faz com uma visão estratégica e de negócios, olhando para correções e melhorias:  #empreendernacarreira, com investimento em capacitação e cursos do  colaborador.

O ideal é solicitar ao RH e as equipes de T&D um estudo das lacunas de competência que você precisa desenvolver.

A equipe de Treinamento e Desenvolvimento têm esse papel, mas se não tem na sua empresa? Você acha que deve esperar alguém?

Se você não tiver a iniciativa e investir em readequar as lacunas de competências com as necessidades da empresa. Tenha, em especial, a lista das de tecnologias atreladas à sua área:

  • Saia na frente e adote o seu diferencial,
  • olhando para a sua carreira e as necessidades da empresa
  • mostre o seu trabalho, faça as empresas buscarem você: além de todo o resultado que você conseguiu para a empresa:
  • quais projetos de voluntariado você atua
  • fora da sua área, você já ajudou a empresa a implementar algo novo, como  Sustentabilidade
  • aperfeiçoamento continuado está cada vez mais por conta das pessoas que trabalham nas empresas, do que as empresas contratarem treinamentos

Dicas fundamentais e: Você vai conquistar o seu diferencial!

  • Capacite-se em aprimorar o uso dos sistemas de gestão e
  • Aprenda sobre outras tecnologias de automatização de processos, pois os sistemas podem morrer em alguns anos
  • Utilize-se de ferramentas de mapeamento da situação atual 
  • Aprenda sobre análise de dados

#AtitudesPositivas, farão você encontrar um caminho promissor e #fazeroqueama. E, se descobrir faz parte disso.

Acesse um mapa simples e prático para você buscar #oportunidades que melhor se encaixem com você:

Há #oportunidades para você inovar e #fazeroqueama. Seja por #empreenderemcasa, ou não.
 

Os #sistemasdegestão, muito além de responsáveis pelo registro e controle administrativo de todas as empresas.

Seja em negócios de operações mais simples.
 

De uma banca de jornal, a hospitais com operações complexas, incluindo empresas de todos os ramos e segmentos, hoje são um conjunto de soluções e é bom você entender o que pode agregar na sua carreira, o quanto antes.

Tecnologia, a princípio pode parecer complicado, mas na verdade não é tanto assim. 

É uma oportunidade para agora:

Se você não sabe nada sobre automatizar processos administrativos com o uso de tecnologias afins, então, há uma jornada pra você.

Um Currículo impecável só não basta, vou te dar duas ideias
Se você está em busca de colocação profissional:
  • criar um blog e um conteúdo de primeira, ajudando a outros profissionais como você
  • ajudar a instituições como casas, abrigos, orfanatos, centros religiosos, comunidades, em otimizar os processos administrativos, voltados à sua área
  • Aprender uma nova carreira, conciliando o que já sabe

Faz sentido pra você? Já ouviu falar em carreira empreendedora?

Fale mais sobre você: https://bit.ly/3h7Ht17

Como ser um consultor de Implantação de Sistemas ou um Usuário Chave Top#1, profissionais que as empresas buscam?

Você sabia que a automatização de processos administrativos será responsável por eliminar profissões. Veja aqui.

E, se você já dominar uma área, seja ela qual for, você: 

  • Aprenda mais não só sobre os sistemas de gestão: mas como ir a níveis acima, com as soluções de gestão integradas aos ERP: o que está acontecendo de novidade na sua área
  • Aprenda como você vai automatizar as atividades da sua área, sempre considerando os departamentos receptivos, além da Contabilidade e Custos
  • Identifique modos de auditar os controles gerados pelo sistema e oferecer mais gestão aos seus gestores
  • Mapeie melhorias possíveis e esteja mais próximo do seu coordenador/gestor e da TI comprometida com melhorias e não em “mimar” os usuários
  • Como você colabora mais com o meu departamento, com as áreas financeiras e com os demais departamentos da empresa hoje?

Se você já faz isso tudo, então você as recompensas estão à sua porta
É questão de tempo. 

Se você quiser abraçar uma carreira independente, na sua área e de casa, com uma carteira de clientes, ou atuar no mundo corporativo, através da tecnologia como a ferramenta que vai potencializar a carreira.

Concluindo:

Aqui vão as dicas infalíveis e de #atitudespositivas

Qual área é mais a sua “cara“: finanças e contabilidade, administração de materiais, estoque e logística, produção: das áreas em que eu era mais “fraca“, buscava executar testes no sistema e aprender mais conteúdo pela internet, com blogues e sites relacionados e fazia parte de comunidades, mesmo fora de minha formação: O Gerente.com, Qualitypoint, Pepers&Rodgers, etc.

Não pare nunca, atualização constante

  • Ter uma visão mais abrangente do funcionamento de uma empresa, do produto e as suas estratégias: certa vez, olhei na impressora da programação e vi um termo sobre distribuição e logística – fiz um curso de quase dois anos, que me possibilitou viajar por 10 anos seguidos a trabalho e no contato com diversas culturas. Além de me tornar referência!
  • Buscar informações consistentes sobre a tecnologia e aprender mais sobre automatizar processos administrativos e propor melhorias, continuadamente, na área que você escolheu: leitura de livros e por em prática – participando de eventos, congressos, feiras, etc.
  • Ter coragem e persistência para encarar algo diferente, principalmente abrir-se para novas possibilidades.
  • Fazer cursos que te permitam abrir a sua mente para as possibilidades e identificar qual a melhor escolha para você
Se tudo isso fizer sentido para você, faça parte de um curso, a jornada da tranformação:

Não perca um treinamento consistente em informações que farão toda a diferença na sua carreira – uma visão sistêmica, além do conteúdo, das atividades práticas, etc.

Entenda o que é o sistema trabalhar para você e a visão abrangente sobre os sistemas de gestão, as carreiras, os desafios, o agora influenciando a sua profissão: uma trilha completa: Jornada ERP para o Profissional que as empresas querem e precisam.

Concluindo:

Aprenda, observe e aperifeiço-se sempre.

Compreender o que é exigido em duas carreiras que se utilizam dessas tecnologias de sistemas: a de  consultor de implantação de sistemas ou usuários chave dos sistemas de gestão.

  • Ambiente EAD de estudos e vários bônus
  • Aprender com quem é referência em formar profissionais referência de mercado
O que há a perder? Tempo e #oportunidades. Acusar a terceiros e às crises. Faça parte de uma nova comunidade: Jornada ERP para o Profissional que as empresas buscam.
Esse artigo foi útil para você e seu desenvolvimento profissional? Conte pra gente!

Clique aqui para saber mais como a Systima Educação tem ajudado a profissionais se tornare.

Quero meu template de Curriculo

curriculo

Baixe o nosso template de Currículo para deixar o seu CV mais atrativo!

As mudanças fazem empresas buscarem profissionais mais qualificados, impactando empregos. Vamos explorar oportunidades de carreira?

O Investimento em você é pra você e por você. Conteúdos para um salto na sua Carreira.