Pular para o conteúdo
EnglishPortugueseSpanish

Carreira: Há uma forma de ser encontrado pelas empresas. Pode ser o quanto você promove melhorias e inovação

Matriz da Criatividade: Adicionar ao seu conhecimento Ferramentas para a Estratégia e Inovação – Porque criar/desenvolver suas habilidades de promover melhorias serão cada vez mais apreciadas.

Hipótese um: Resistir a Mudanças, ter receio de passar informações para o consultor sobre o seu trabalho pode ameaçar seu emprego.

Hipótese dois: As Empresas querem mais autonomia e reduzir custos com consultorias.

Se sim, a intenção de uma empresa de manter um colaborador que não está preocupado com a situação do mercado e muito menos com a empresa aumenta ou diminui?
Ou melhor dizendo: a empregabilidade do colaborador é afetada? Então, adicionar conhecimento e colocar em prática, é o princípio de tudo.
Hoje vamos falar de uma ferramenta bastante simples de usar para a solução de problemas ou para implementar a Inovação:
É um modelo que pode ser utilizado nos mais diversos campos tanto da vida pessoal, como no mundo corporativo, departamental, etc.

Hoje quero te propor abrir a mente para ser um agente de transformação dentro do seu departamento com a sugestão de uma ferramenta chamada “matriz de criatividade”. Perfeita para por em prática mudanças e inovação!

Premissas x Opostos: estratégia de inovação

Essa ferramenta ajudará de um jeito bem simples a mapear a situação atual e reunir avaliações dos colaboradores, para captar impressões que muitas vezes não está nos indicadores, simplesmente informando seus “opostos”. Exemplo bem simples: qual o oposto de fast food?
Que tal reduzir em 23,5% em menos de 30 dias o número de peças erradas, atendendo à sugestão de uma auxiliar de produção em doar para projetos sociais o correspondente em economia.
E eliminar chamados da TI por identificar que os equívocos nos registros do sistema eram atrelados a cadastros repetidos e sem manutenção, revertendo 4h diárias do assistente fiscal, corrigindo notas e precisando acionar a TI para reportar esses erros e solicitar os ajustes via reprocessamento.

Há algumas semanas, me defrontei com um grande desafio: um cliente confiou-me uma avaliação para reduzir perdas na produção. Apenas passei orientações sobre como usar a matriz.

E você pode aplicar nas suas atividades, no seu planejamento de desenvolvimento pessoal e no seu departamento.
As mudanças estão aí, então, qual a forma de ser encontrado pelas empresas?
O Objetivo deste artigo é despertar em você, colaborador, a sua mente criativa e quebrar o paradigma de que nas empresas não se pode inovar.

E vou te apresentar a Matriz da Criatividade.

Pense numa ou como sugerimos aos nossos clientes: pelo menos três pontos a melhorar no seu departamento ou desempenho.

E se você tiver um método, uma ferramenta para apresentar ao seu chefe, ou para você registrar no dia a dia, aquilo que pode ser aprimorado na sua área, nas suas tarefas, na equipe, etc.?

Das razões motivadoras a utilizar essa matriz, a principal:

  • Se o tema é desconhecido (ensinar Planejamento e Controle da Produção, não nos qualifica para Gestão Industrial)
  • A grande força do uso da Matriz de Criatividade é mapear premissas e opostos frente a um cenário: o caminho de um jovem de 27 anos até à faculdade, reduzir desperdício de ingredientes numa padaria, controle de finanças pessoais, etc.)

Vantagens da Matriz Criatividade – Rich Cox Braden:

  • É mais fácil do que a SWOT no sentido de permitir mais espaço de escrita sem classificações e não tem detalhamento como Ishikawa. Caso queira mais detalhes sobre essas tabelas Mas cada item da matriz pode ser detalhado com o uso dessas duas matrizes, se se fizer necessário.
  • O mais importante é que analisando, todo empreendedor, dono de uma ideia, empresário, líder de um departamento, pode fazer uso dessa metodologia e entregar a seus times, para que estes tragam as soluções, ou indicadores que fomentem ou refutem premissas ou opostos.
  • Promover melhorias ou inovação, tendo em vista ferramentas e metodologias consagradas, frente a uma matriz de inovação voltada mais para novos negócios do que propriamente dito avaliar situação atual.

O desperdício jamais descola com Sustentabilidade

Acrescente a isso, se pensar num modelo ESG – Boas Práticas para o Meio Ambiente, Social e Governança. Desde o menor negócio, a pequena indústria podem aplicar essa matriz.

Você pode retirar todas as colunas além das originais: Premissas e Opostos. O método de preenchimento pode ser após aplicar qualquer tipo de Brainstorming.

E preencher as demais colunas está totalmente desobrigado de ser feito no mesmo momento.
O emprego dessa ferramenta pode ser útil a colaboradores e membros de equipe, empreendedores e empresários, antes ou depois da implantação de um sistema, como uma pré-lista de requisitos para a implantação de um sistema que futuros usuários ou usuários levem à TI.
Possibilitar que uma pequena empresa possa reduzir gastos com consultorias, realizando levantamentos que podem levar semanas ou meses, ou permitir um levantamento antecipado facilite o trabalho de consultores mais experientes.
Qual a sua impressão? Que seu uso seja expandido e qualquer feedback, comentário sobre a sua experiência a no uso dela, ou suas impressões a respeito, será bem-vindo.

Inovação: As Empresas com mais Autonomia nas Consultorias e você pode ampliar a sua capacidade de atuação profissional

Sobre a matriz, constitui ferramenta para levantamento da situação atual (premissas) e detectar os opostos (situação desejada ou ameaças). Pode ser aplicada a qualquer necessidade de melhoria ou inovação,  ser um registros de ideias para lançamento de um produto/serviço.
As premissas retratam a situação atual, os opostos podem retratar uma situação desejada, mas é sempre relacionado a uma premissa apenas. Para cada premissa pode haver mais do que um oposto.
Ao se falar sobre produtos, processos, pessoas, tecnologia, um oposto pode impactar nos 3R, positiva ou negativamente.
Assim como uma decisão por projeto ou ação, poderá causar impactos internos ou externos à organização, ou ambos.

Concluindo:

1 – O Mercado de Trabalho está cada vez mais buscando profissionais mais qualificados:

Se por um lado, os candidatos e os colaboradores pensam que as empresas poderiam dar mais treinamento e oportunidades, as empresas exigem cada vez mais e arrisco a dizer que entre pagar um analista de suporte para tarefas que um colaborador pode fazer e pagar também um salário para um colaborador que rejeita mudanças, faz nada mais do que o básico, não tem compromisso com a empresa, as organizações buscam a cada dia mais colaboradores engajados, comprometidos com os resultados, de iniciativa e que façam bem além do básico e investirão nesses profissionais, podendo chegar ao ponto de dispensarem consultoria para atendimento em questões mais específicas e complexas, fazendo com que o colaborador tenha que ser um “mix” de assistente, analista e consultor.

2 – Inovação: As Empresas com mais Autonomia nas Consultorias:

A cada dia, vemos descrições de vagas com inúmeras exigências frente ao perfil de um colaborador. Sendo assim, profissionais que resistem à mudanças, temendo perder o emprego serão cada vez mais dispensados.
Melhor sair na frente e desenvolver as habilidades necessárias para ser referência, ter mais visibilidade no trabalho, se qualificando continuamente.
Esses serão os promovidos, os “buscados” pelas empresas.

Vagas estão cada vez mais disputadas e acredito que cada colaborador deve ser um consultor/auditor daqui para frente.

Muitas vezes são cargos que exigem funções, formação e atividades incompatíveis com com os salários que estão anunciados.
Mas os colaboradores recebem instruções, treinamentos e ferramentas que podem muni-los da força necessária para apoiá-los no seu dia a dia? Será que um ou vários sistemas, além de inúmeros controles paralelos são os recursos que eles necessitam?
Quando colaboradores e times questionam procedimentos e propõem melhorias, que tipo de respaldo dão a isso?
Não vou enumerar algumas pelas quais todos já passamos. Não é o caso.
Cada colaborador, gestor ou empreendedor, pode obter as respostas que desejarem, desde que abram espaço para o levantamento das premissas e identifiquem seus opostos e quais projetos relacionados e do mesmo modo, incentivem os comportamentos proativos de seus colaboradores, independentemente de ferramenta.

Espero ter cumprido o meu papel: planilhas, sistemas, idiomas são os requisitos mínimos que você encontra em 99% das vagas. Cada um de nós devemos construir o seu “plus”, diferencial.

mentoria systima

INSCREVA-SE

Inscreva-se em nossa mentoria e participe com os melhores alunos e  professores sobre o futuro da sua profissão!

As mudanças fazem empresas buscarem profissionais mais qualificados, impactando empregos. Vamos explorar oportunidades de carreira?

O Investimento em você é pra você e por você. Conteúdos para um salto na sua Carreira.