Pular para o conteúdo
EnglishPortugueseSpanish
SYSTIMA EDUCACAO - 03 Dicas de ouro para um futuro profissional de logística e para o profissional de logística do futuro

03 Dicas de ouro para um Futuro Profissional de Logística e para o Profissional de Logística do Futuro

Assim como em outros setores a forma de atuação do profissional de logística vem mudando.

O crescimento das vendas em e-commerce no Brasil (cerca de 75% em 2020) impactou significativamente no setor de logística, que precisou rever suas estratégias para atender a demanda crescente.

Nesse artigo, vamos focar em 03 dicas que ajudam a impulsionar a sua carreira na área de Logística, mas que deveriam ser aplicadas a todas as áreas. 

Afinal, além dos aspectos comportamentais e das soft skills, o fator tecnológico deve estar nas considerações de oportunidades escondidas para você progredir na Logística e não perder seu emprego para as automatizações, mas ganhar reconhecimento através dela.  

Vamos lá? 
Soma-se a isso tudo, a oferta de dispositivos tecnológicos no setor e o potencial crescente desses dispositivos serem integrados aos sistemas de gestão e seus “braços”
SYSTIMA EDUCACAO - 03 Dicas Profissional Logística - Etiquetas Logística

Fonte: Site | https://www.abassi.com.br/etiquetas-logistica

Você já viu esteiras deslizantes e etiquetas inteligentes? Essas etiquetas utilizam tecnologia de radiofrequência para identificar, contar e rastrear produtos. Assim, um item que esteja em movimentação no armazém, ao passar por uma esteira deslizante que possua sensores, são identificados e baixados do estoque/endereço sendo de maneira automática lançados no WMS – Warehouse Management System dados como lote, código do produto e demais informações contidas na etiqueta, da movimentação em si, tratadas pelo WMS e pelo ERP, o complemento dessas informações como custo médio, quantidades, etc. 

Então será possível que essas etiquetas possam ao serem movimentadas pelas esteiras darem entrada/saída aos itens do armazém/estoque, identificando lote, quantidade, através do sensor e diretamente no sistema, já inclusive atualizando as Ordens de Serviços?

Note que cada vez mais a interferência humana vem perdendo funções, até o ponto em que os profissionais dessa área, de nível auxiliar, deverão ocupar funções mais relevantes e com maior emprego de suas capacidades e conhecimento.
SYSTIMA EDUCACAO - 03 Dicas de ouro para um futuro profissional de logística e para o profissional de logística do futuro2Diante deste cenário as empresas buscam colaboradores que além das habilidades técnicas tenham um perfil diferenciado.

Como ser um profissional de logística excepcional?

Separamos 03 ensinamentos fundamentais para um Profissional de Logística, mas que podem ser perfeitamente adaptados a quem deseja iniciar ou ter sucesso nesta área.
 
Dentro desse mesmo ponto, aquele profissional que deixar de lado atualizações em seus conhecimentos que promovam na empresa a eficiência:
  • Processual
  • Analítica 
  • Metodológica
  • Tecnológica

Ficará fadado a ser substituído por inteligência sistêmica, como software ou IA, além da tecnológica, como Iot e Indústria 4.0.

1. Aprender habilidades de comunicação e liderança

SYSTIMA EDUCACAO - 03 Dicas Logística Habilidades de ComunicaçãoNa nossa vida dependemos dos outros para quase tudo, no Setor de Logística isso fica mais evidente, já que mesmo um erro pequeno pode atrapalhar uma atividade, um departamento e nas áreas relacionadas.

Por isso, o profissional de logística precisa saber se comunicar claramente com colegas de trabalho, fornecedores e clientes. Afinal, eles devem estar cientes da sua importância no conjunto.
Por isso, o profissional de logística precisa saber se comunicar claramente com colegas de trabalho, fornecedores e clientes. Afinal, eles devem estar cientes da sua importância no conjunto.
Ainda, tanto em operações grandes quanto pequenas, os imprevistos acontecem e ter uma equipe engajada e unida facilita muito a resolução dos problemas. Especialmente quando a “cultura da culpa” é deixada de lado. 

Veja: “provar” que não é culpado, envolve demasiada energia, reunião de documentos, e-mails, etc. Isso tudo poderia ser aproveitado para descobrir novas maneiras de se fazer algo.
Atitudes mais positivas em “pegar o problema pra si” e “rachar” de pensar em como resolver melhor, pode trazer muito mais ideias, motivação e a resolução de desafios. Muito mais entendimento entre as equipes do que a separação em “silos departamentais“, onde cada um faz a sua parte.
Desafiar-se no enfrentamento das adversidades trará a Criatividade e a Inovação, tão valorizadas nos dias de hoje. 
Vi o depoimento de um respondente a uma de nossas pesquisas: como ele e seu colega de departamento eliminaram estresses na hora do retira em que os clientes queriam ser atendidos na frente dos outros, reclamavam e deixavam todos os funcionários muito estressados. 

Adicionados uma sala, TV, água e café, cadeiras confortáveis e um ambiente limpo e agradável, os clientes nem percebiam o tempo passar!
E, claro, nestas horas também entra a liderança, que deve conduzir não só os membros da sua equipe, mas os gestores de outros setores a encorajarem seus times a esse tipo de comportamento. Já que a pessoa que mais entende do processo é o profissional de logística, logo ele é indicado para apresentar sugestões, deveria ser mais escutado e sempre.
Deste modo, o primeiro passo é aprender a ouvir com empatia, de forma aberta, sem julgamentos, assim você irá construir uma relação agradável com os demais.

2. Apure o seu raciocínio lógico e seu pensamento crítico

Pensar rápido é fundamental na logística, já que lida com dados, números e planilhas o dia todo. Também, diante de uma situação difícil, tomar a melhor decisão rapidamente pode fazer uma grande diferença.
Mas calma! O raciocínio lógico é uma habilidade possível de ser aprimorada, para isso basta paciência e disposição. Assim como os nossos músculos, o cérebro precisa de prática para se desenvolver.
E você pode fazer isso se divertindo: uma dica para isso é treinar com jogos de estratégia, como o xadrez.  
Esta atividade estimula a produção de neurotransmissores e as suas conexões neurais, aumentando a sua capacidade cognitiva. É como se o seu cérebro fosse à academia.
Além disso, você precisa aprender a realizar as melhores escolhas mesmo sob pressão.

Para isso é fundamental conhecer a fundo o negócio em que atua. 

É muito comum ouvir entre os colaboradores que só estão lá para pagar as contas, que o horário termina e vão embora, haja o que houver, que ninguém reconhece, que se derem ideias outros se apropriarão delas…

Esses pontos complementam o pensamento crítico: você já trabalhou com alguém que simplesmente “entrega”? Não possui a menor criticidade ao que lhe é solicitado e ainda faz uma espécie de “copy/paste”, como se fosse um robô? Pois bem, saiba que até esses, os robôs serão mais “pensadores”, em breve, roubando muitos empregos.
Ao conhecer mais e melhor as atividades da empresa em que trabalha, as inovações tecnológicas na Logística, notícias do seu setor, você consegue prever os impactos de cada alternativa e ter segurança para tomar a decisão mais assertiva, principalmente se você ocupar posição de auxiliar e quiser elevar seus ganhos e, portanto, subir de nível.
Assim, não resta outra: ou conferimos um estudo aprimorado acerca das competências e habilidades que precisamos desenvolver agora, ou será tarde demais e estaremos “obsoletos”, como dito no Filme Um Dia de Fúria, que na década de 80, revelava um engenheiro que foi demitido justamente porque “fazia o que tinha que fazer”, sem critério para aprimoramento de sua carreira.

3.   Fique atento às Novas Tecnologias

A tecnologia é fundamental para o profissional de logística que deseja ter sucesso na área, já que estamos em meio a Transformação Digital, onde usamos os avanços tecnológicos para facilitar as atividades do dia-a-dia: e isso implica em redução de operações perigosas, insalubres e com maior despesa de mão de obra.
Como a chegada do PIX, em que você faz transferências instantâneas sem precisar enfrentar a fila do caixa eletrônico ou correr o risco de dar erro no cartão.
Imagine uma fábrica de panetone: era comum adicionar turnos para ampliar a produção em especial no final do ano, certo? E se as linhas de produção tiverem equipamentos integrados a um sistema de chão de fábrica – MES: Manufacturing Execution System, que por sua vez, se comunica com o software que dá baixa nas ordens de produção, informando perdas, quantidades produzidas, por meio de câmeras e sensores

E braços (robôs) que recebem as especificações das receitas, quantidades, etc. e consigam produzir 24h por dia, 7 dias por semana? 

Na Logística, temos o caso da roteirização da entrega? O próprio sistema já pode sugerir roteiros, de acordo com horários, percursos, etc.

Assim, em todas essas situações e áreas, estarmos antenados a tudo o que vem acontecendo de inovador e ao que pode acontecer, é nossa única alternativa, pois ou aprendemos a utilizar essas tecnologias a favor da nossa carreira, ou elas certamente nos substituirão, principalmente em se tratando de sistemas de gestão integrados ERP, dos RPA- Robot Process Automation e outras tecnologias.

Certamente os salários e os trabalhadores serão afetados, pois deixam de ganhar adicional noturno, hora extra e todos os benefícios atrelados a esses ganhos.

O papel da transformação digital como impulsionadores da profissão de logística

O que pode ser feito para “se defender” da tão Indústria 4.0 e de toda essa Transformação Digital?
No Setor de Logística, este desenvolvimento vem de um conjunto de sistemas que operam com os Sistemas de Gestão Integrados (ERP ‘s), trocando com este último, diversas informações. São eles: WMS, OMS, TMS, SCM e diversos dispositivos IoT.
Saber como usar essas ferramentas já não é mais um requisito. Aprimorar o uso dessas ferramentas, promovendo que seu departamento faça cada vez mais e melhor: otimizado, econômico, etc.
Entender a linguagem da tecnologia da informação, em especial os sistemas de gestão ERP e como aplicar os recursos neles existentes para elevar a produtividade, é requisito em vagas de emprego e aprimorar a maneira de utilizá-los, é cada vez mais, imprescindível.
E avaliar/mapear as competências necessárias para você elevar sua posição atual

Que tal você fazer um levantamento sobre si mesmo e se planejar agora mesmo?

Toda profissão está sofrendo mudanças significativas e sinceramente, não sei dizer quais profissões não incluem as tecnologias inerentes a tais profissões: a tecnologia é sim, a responsável pela demissão, mas também por gerar diversas oportunidades. 

Quais as competências necessárias para impulsionar a minha Carreira como profissional na Logística?

Olhe para o Canvas de Talentos: 

Você gerencia como as competências a aprimorar/desenvolver para um certo objetivo profissional: seja uma nova função ou o cargo desejado?  

Ele é um guia para você definir as estratégias de preenchimento das lacunas de competências da sua área.

Se você ainda não ouviu falar dele, Canvas de Talentos e a Análise SWOT: você vai identificar, relacionar tudo o que é necessário conhecer/fazer para ocupar o cargo que você deseja, pesquisando em vagas do seu setor. Mas não seja “bonzinho” com você mesmo. 
E nada de considerar tempo de casa como fator preponderante na sua carreira. 
 

Sugestão: é que você imprima o Canvas de Talentos e cole no seu guarda roupas e preencha com post-its todas as características que você ainda precisa reunir para o cargo/vaga que desejar.

Se você tiver qualquer dúvida sobre o preenchimento, a gente vai adorar te ajudar! No final desse artigo, tem um link para o nosso whatsapp e estamos à disposição para te ajudar nesse processo, ok?
Devido à minha experiência em formar consultores de implantação de sistemas e capacitar usuários, te apresento um estudo com base em percepção e acompanhamento dos temas relacionados em tecnologia nos dias atuais do que deverá ser o perfil de um colaborador “indemissível”, independentemente da área de atuação e cada um de nós deverá ser um pouco “consultorde negócios.
O que faz o Consultor de Implantação de Sistemas de Gestão ERP?
SYSTIMA EDUCACAO - Etapas de implantação de qualquer sistema de gestão ERP_O que faz um Consultor ERP
Como é o trabalho de um Consultor de Negócios
E quais as características de um Usuário Chave 
SYSTIMA EDUCACAO - Mapa Mental Usuário Chave 01
Características do Colaborador Usuário Chave
Você já pensou em ser um Consultor de Implantação de Sistemas em Logística e empreender com uma carteira de clientes? 
Obviamente o Setor obriga uma graduação, que te abrirá a mente e é essencial para ocupar determinadas vagas/cargos em Logística
Mas você já considerou uma capacitação bem específica também?
E, para deixar você ainda mais “intrigado” com essas questões a respeito do futuro do profissional de Logística, que tal ser um usuário chave, atuando dentro da empresa, mas sendo um “consultor” em tempo integral?
A Kabum foi adquirida pela Magazine Luíza e o Mercado Livre comprou a Kangu. Em termos de mercado isso afeta a carreira do profissional de Logística, abrindo oportunidades?
Seja você um futuro Consultor de Implantação de Logística, um Usuário Chave Top #1, ou esteja apenas preocupado com o futuro da profissão em Logística, informações como essas podem ser consideradas relevantes para a sua área, importantes para a sua carreira, desde que você não seja tomado pela “surpresa”.
Nos dias atuais, a Transformação Digital que reúne um grupo de tecnologias integradas e associadas, faz as organizações olharem para “tudo aquilo que pode ser automatizado“, uma vez que a redução de custos, redução de mão-de-obra ou produtividade já são itens obrigatórios em processos de implantação de tecnologia.
Você concorda que precisamos estar “antenados” a tudo o que pode ser automatizado e digitalizado é vital e que parece ser a nova onda na busca das empresas pela competitividade e lucratividade, não sejam ameaças, mas fontes de oportunidades impulsionadoras em nossas carreiras?
Os processos de automatização e digitalização já são uma realidade e conforme a frase de Murilo Gun: “quem trabalha como um robô, será substituído por um”. 
Segundo uma pesquisa encomendada pela Dell Technologies ao IFTF (Institute For The Future), 85% das profissões de 2030 ainda não existem.
Isso não quer dizer que os trabalhos irão desaparecer, mas serão transformados para acompanhar as mudanças tecnológicas.

Concluindo:

Para você ter vantagem neste processo, apresentamos a dica de ouro que abrirá o seu futuro na área de logística, o curso Formação de Usuário Chave Top #1 Logística
Para você ter vantagem neste processo, apresentamos a dica de ouro que abrirá o seu futuro na área de logística, o curso Formação de Usuário Chave Top #1 Logística
Além disso, te ensinaremos a se posicionar no mercado para que o seu perfil fique em destaque e você em vantagem nos processos seletivos.

E aí? Como você está preparando o seu perfil profissional para se destacar no mercado e cobrir as competências técnicas necessárias ao Novo Profissional de Logística?
Fale já no nosso whatsapp!
Se ainda está com dúvidas? Veja um depoimento de um aluno da Systima:
Felipe Duran (Curso ERP Essencial):
“Ao final do curso fui escolhido para uma entrevista em uma consultoria, entre os dez fui o primeiro e isso mostrou que a minha dedicação foi recompensada, depois de algumas semanas que o curso tinha acabado eu já estava trabalhando como estagiário em uma consultoria homologada pela TOTVS. Agradeço a Solange a Systima e a Delta Decisão por estar onde estou hoje
As aulas começam no dia 19 de outubro.
Para se inscrever acesse aqui.
Nos vemos lá!

As mudanças fazem empresas buscarem profissionais mais qualificados, impactando empregos. Vamos explorar oportunidades de carreira?

O Investimento em você é pra você e por você. Conteúdos para um salto na sua Carreira.

Inscreva-se para receber conteúdos que vão mudar sua carreira

Fique por dentro dos conteúdos semanais e lançamentos da Systima Educação!